Lendas paranaenses são tema de concurso para cartão postal

Podem participar somente alunos das escolas municipais e estaduais

Sabe aquelas lendas que permeiam a cultura popular como, no caso de Guarapuava, a serpente que dorme com a cabeça sob o altar principal da Catedral Nossa Senhora de Belém e o restante do corpo na Lagoa das Lágrimas? Ou então a outra da índia Ara Essay, que chorou a partida do seu amado e cujas lágrimas fizeram nascer a Lagoa das Lágrimas? Estas e tantas outras, que também encontram espaço na oralidade dos causos das pessoas mais antigas, agora podem ser transformados em cartões postais. Para ter essa oportunidade, basta que alunos da rede pública de ensino paranaense, matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio, sob orientação dos professores, participem do concurso Cartões Postais sobre Lendas Paranaenses promovido pelo Sesc-PR, cujas inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto.

As lágrimas de Ara Essay, que esperava o retorno de seu amado, teriam formado a Lagoa das Lágrimas (Ilustração: Divulgação)

De acordo com a entidade, a seleção se propõe a incentivar a valorização dos aspectos culturais do Paraná, selecionando ilustrações de lendas ou mitos próprios do estado, produzidas por alunos matriculados na rede pública de ensino.

Serão selecionadas 90 ilustrações que serão impressas em cartões postais a serem produzidos pelo Sesc-PR. Os 15 primeiros colocados serão premiados com uma hospedagem no Hotel Sesc Caiobá, para participação no evento de premiação. A hospedagem será fornecida ao aluno ganhador, a um familiar, ao professor mediador e um acompanhante.

O edital do concurso está disponível no site e as inscrições são gratuitas. Elas devem ser feitas exclusivamente nas unidades do Sesc-PR, via correio ou presencialmente. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3304-2035 ou pelo e-mail lendas.paranaenses@sescpr.com.br.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários