22/08/2023

Leozinho é o macaco que virou sucesso pelas ruas de Curitiba

Macacos são animais inteligentes, extremamente divertidos e, em algumas situações, muito afetuosos. Porém, demoram a confiar nas pessoas

Macaco-prego (Imagem: Reprodução/ Guia Animal)

Você já pensou em criar um macaco? Assim como com qualquer bichinho, eles também possuem desafios, mas você encontrará uma companhia fiel e duradoura. Cuidar exigirá tempo, dinheiro e paciência, além de ser um dos compromissos mais sérios que um ser humano pode assumir.

Se você é do tipo de pessoa que teria coragem de abrigar um macaco, comece a pesquisar sobre qual espécie é a mais indicada e reserve bastante tempo para brincar com ele e ajudá-lo a se habituar.

Para saber do que mais você precisa para dividir o lar com ele, confira:

ESPÉCIES

  • O macaco-esquilo, o macaco-prego, o macaco-aranha e o macaco-japonês são algumas das espécies que as pessoas têm como animais de estimação. Algumas são mais sociáveis e outras, mais ariscas. Ambas as espécies necessitam dos mesmos cuidados, embora os animais maiores precisem de mais espaço do que os menores.
  • Os símios, como chimpanzés e orangotangos, não devem ser mantidos como animais de estimação. Visto que a força deles ultrapassa a dos humanos, o convívio doméstico com eles seria perigoso.

CURIOSIDADES

Além disso, os macacos podem se transformar em adultos agressivos. Os filhotes de macacos são dependentes e doces, não muito diferentes dos bebês humanos. Todavia, quando atingem a maturidade sexual, o que acontece entre os três e quatro anos, o comportamento se torna imprevisível.

  • Macacos são animais inteligentes, extremamente divertidos e, em algumas situações, muito afetuosos. Desse modo, a maioria das pessoas que convivem com um macaco aceitam os desafios que o convívio impõe;
  • Macacos não podem ficar por conta própria, pois eles precisam de atenção e cuidados constantes, caso contrário podem ferir a si próprios e as pessoas com quem convivem. Uma vez que tendem a confiar em apenas uma pessoa, será difícil encontrar uma babá que possa tomar conta dele;
  • O macaco pode te impedir de formar as relações que deseja. Como dito anteriormente, ele tende a ganhar intimidade com poucas pessoas e a tratar com estranheza todas as que não fazem parte desse círculo. Assim, o comportamento pode atrapalhar o dono a ganhar intimidade com todos aqueles a quem o animal reagir de modo negativo;
  • Apesar de tudo isso, se você é alguém cuja disciplina e temperamento estão à altura da responsabilidade trazida por essa tarefa, será recompensado com uma experiência maravilhosa.

O casal curitibano Luiz Stocco e Rosilete Stocco adotaram um macaco que virou sucesso na vizinhança. Leozinho Stocco tem três anos e virou uma verdadeira celebridade.

Por fim, lembre-se: eles são animais selvagens, não socializam como os seres humanos com cães e gatos. Mesmo um macaco que formou um vínculo com o dono quando bebê pode, depois de adulto, se voltar contra ele ou desenvolver um comportamento difícil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.