No fim de semana voltou a repercutir na internet a história da mulher que após deixar crescer por 25 anos, cortou as maiores unhas do mundo. Ao contrário do que muitas páginas diziam, na verdade o fato não ocorreu este ano, mas sim em agosto de 2022. Mas mesmo assim, muita gente interagiu com as publicações chocados com a curiosidade.
O que chama a atenção é que a americana Diana Armstrong resolveu fazer isso – cortar as unhas – agora, quando nunca se viu tantas pessoas com alongamentos. O motivo dela ter deixado cresce-las foi triste. Ao perder uma filha de 16 anos, Diana não conseguiu mais cortar as unhas. Isso porque quem as cuidava era a filha. Portanto o motivo dela ter unhas de mais de 1 metro de cumprimento, não eram estéticos, eram por sentimentais.
Já mulheres que recorrem aos alongamentos em porcelana, acrigel, gel, fibra de vidro ou New York fazem isso, principalmente, pelo estético. Cuidar das unhas tornou-se um serviço essencial de beleza. E famosas como Luísa Sonza, Card B, Billie Eilish e Gessica Kayan contribuiram, e muito, para que a febre tomasse conta da cabeça das brasileiras.
TÉCNICAS
As referências vão desde a francesinha colorida até as nail arts inspiradas em séries e filmes. Porém não são todas as pessoas que podem fazer o procedimento. Especialistas não recomendam que gestantes, diabéticos, menores de 16 anos, pacientes em tratamento contra o câncer e pessoas com micoses façam alongamentos. Outra contraindicação é para pessoas com unhas frágeis e/ou indivíduos alérgicos aos produtos utilizados no alongamento.
CUIDADOS
Quem aderir a moda deve se atentar ao tempo da manutenção dos alongamentos para evitar fungos e bactérias. Cada trabalho tem durabilidade entre 18 e 23 dias, dependendo do cuidado da cliente e da técnica utilizada. O ideal é que as manutenções sejam feitas sempre em até 15 dias.
Além disso, a pessoas não deve tentar tirar o alongamento com a boca ou lixar em casa pois pode provocar o descolamento da unha natural, rompimento ou infiltração, o que faria com que aparecessem fungos.
TÉCNICAS
Cada técnica apresenta características diferentes. Na Acrílico/Acrygel as duas usam o monomer, que é um catalizador que deve ser usado com o pó acrílico. Ele faz com que as unhas fiquem um pouco ásperas, por isso, devem ser moldadas nas unhas naturais.
Nos alongamentos com fibra de vidro o resultado é um acabamento mais delicado. Nessa técnica, usa-se uma cabine, que serve para a secagem das unhas. Já no gel moldado aplica-se um gel sob um molde e a cabine também é usada para secar e acelerar o processo de cura do gel.
No caso do alongamento em polygel, um produto que une a força do acrílico e a leveza do gel proporciona alongamentos com aspecto natural das unhas.