A Diretoria de Cultura da Unicentro tem promovido algumas atividades, mesmo que de forma remota, para reforçar a relação entre a arte e a natureza. Uma delas é a exposição fotográfica virtual “Meu quintal é maior que o mundo”. Com registros do agente universitário da Unicentro Luiz Ricardo Rech.
De acordo com a chefe da Divisão de Assuntos Culturais da Unicentro, Elizabete Lustoza, a mostra está sendo exposta de forma on-line pela universidade
Eu acho que a natureza ameniza, a cultura e a arte amenizam as situações que nós estamos passando. Estamos em um momento difícil sem aulas presenciais. Isso tudo vai mostrar para o público on-line ir admirando as belezas da nossa natureza, da nossa Guarapuava. O Luiz Ricardo tem esse olhar que, talvez, a gente não tenha nos detalhes, mas que poderão admirar.
Todas as fotografias do conjunto são pequenas paisagens com muita cor e muita vida. Segundo o autor das imagens, o funcionário Luiz Ricardo, as 18 fotos que compõe a mostra evidenciam pequenos detalhes de elementos da natureza.
Conforme Luiz, ele costuma prestar atenção a pequenos detalhes que na correria do cotidiano. “Algumas coisas que a gente acaba deixando passar. O objetivo das fotos é buscar ir além de ressaltar esses detalhes – é tentar compor pequenas paisagens com coisas minúsculas. A ideia, no geral, é fazer um convite para desacelerar e olhar sempre com calma”.
A lentes macro registraram. Elas possibilitam closes nítidos dos pequenos recortes de natureza, que Luiz Ricardo adora fotografar. São detalhes que vão do orvalho nas folhas aos insetos mais tímidos. O agente universitário salienta a satisfação em colaborar com o cenário cultural atual, a partir do compartilhamento do trabalho artístico.
A exposição está sendo postada pouco a pouco no perfil da Diretoria de Cultura no Instagram, que é @_dirc. Assim, a mostra completa estará disponível no dia 22 de setembro. Segundo o fotografo, ao final das postagens, o objetivo é que todas as imagens juntas criem um resultado que remeta visualmente a uma paisagem completa.
O trabalho de curadoria da exposição “Meu quintal é maior que o mundo” é feito pela egressa do curso de Arte da Unicentro, Andressa Rodrigues dos Santos.
Leia outras notícias no Portal RSN.