22/08/2023

Montagem une universo feminino e prática da Oficina de Iluminação Cênica

Apresentação do espetáculo será neste domingo (14), às 15h, no auditório da Casa da Cultura, em Guarapuava e é de graça

Cena da peça Universo Feminino (Foto :divulgação)

Guarapuava oferece neste domingo (14) a apresentação do espetáculo ‘Jornada de Ida’. A sessão ocorre às 15h, no Auditório da Casa da Cultura, na Rua Alcione Bastos, nº 1821. Gratuita e aberta ao público, a montagem integra as atividades finais da oficina Iluminação Cênica – Da origem à construção de um espetáculo. A oficina ocorreu ao longo da semana na cidade.
A iniciativa, de acordo com a Casa da Cultura, vem assinada pelo Coletivo Cacareco e pela Dupla de Dois Produções, com apoio da Secretaria de Cultura de Guarapuava. O projeto é viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Trata-se da da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.

A NARRATIVA

Em cena, o público acompanha a trajetória de Ida, uma jovem mulher atravessada por desejos que extrapolam os limites da realidade. Impulsionada por sonhos maiores, ela decide partir em busca de novos horizontes. Ao longo do percurso, de acordo com o roteiro, a narrativa se constrói entre encontros inesperados. Há delicadas rupturas e momentos em que a ficção se confunde com a própria vida das atrizes. O resultado é um exercício poético sobre coragem, escolha e a necessidade de seguir o próprio caminho.
Conforme disse Bya Paixão, produtora executiva e responsável pela sonoplastia do espetáculo, a fusão entre formação técnica e criação artística é um dos grandes diferenciais do projeto.

É muito potente acompanhar o crescimento dos participantes e perceber como eles transformam teoria em prática, especialmente no que diz respeito à luz, à montagem e à operação. Esse processo culmina em arte viva, pulsando no palco.

Com elenco e equipe técnica formados por artistas de Ponta Grossa,’ Jornada de Ida’ lança luz sobre os caminhos, desafios e descobertas de mulheres que buscam se reconhecer para além dos papéis sociais e das expectativas impostas. A apresentação também marca o encerramento da oficina de Iluminação Cênica. Nesse período, conforme a produção, os participantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos em um processo artístico real, coletivo e sensível.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.