Museu Histórico de Entre Rios bate recorde de visitas em Guarapuava

Em 2018, visitantes de origem estrangeira vieram de 29 países

Parte do museu (Foto: Divulgação)

Os 300 anos de história dos suábios do Danúbio estão imortalizados Museu Histórico de Entre Rios, com narração em três idiomas. Localizado na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, o espaço remonta a trajetória histórica e cultural de um povo que contribui para o desenvolvimento do município e da região.

Os objetos, utensílios, móveis, vídeos, fotografias, equipamento de agricultura, entre outros, servem de cenário para uma história de trabalho e de progresso e atraem visitantes.

De acordo com a Cooperativa Agrária, o Museu bateu o recorde de visitas, desde a inauguração do novo prédio, em janeiro de 2012. Foram 14.432 pessoas, de 30 países e 23 estados brasileiros – com exceção apenas do Amapá, Piauí, Alagoas e Sergipe -, somando 11.879 presenças. Com 84,44% do total, os paranaenses formaram a maior parte dos visitantes, seguidos por catarinenses, paulistas e gaúchos.

O público estrangeiro a conhecer o Museu Histórico em 2018 reuniu 358 pessoas. Eles vieram de 29 países, como Alemanha (154 pessoas), Paraguai (61), Estados Unidos (32), Argentina (22), Eslováquia (20) e Holanda (14). E contemplaram praticamente todos os continentes.

(Foto: Divulgação)

Entre os principais motivos do aumento de aproximadamente 25%, está a abrangente ação de lançamento da revista em quadrinhos “Suábios do Danúbio – Tradições”, em setembro passado, que atraiu cerca de 2.100 estudantes das quatro instituições públicas e privadas de Entre Rios.

Aliás, do total de visitantes, segundo levantamento diário feito pela equipe do museu, 44% correspondem a professores e alunos de 51 instituições de ensino – sendo nove universidades. Depois, aparecem turistas, que somaram 35% do total e, em seguida, pessoas ligadas direta ou indiretamente às atividades da Cooperativa Agrária (de cooperados, clientes e colaboradores até visitantes), com 21%.

O maior movimento ocorreu aos sábados, quartas e quintas-feiras, com média total entre 2700 e 2800 pessoas em cada um desses dias.

SERVIÇO

Museu Histórico de Entre Rios

Segunda a sexta feira – 8h às 17h (intervalo de almoço das 12h às 13h)

Sábados – 13h às 17h

Entrada franca

Endereço: Avenida Michael Moor, 1951, Colônia Vitória, Entre Rios, Guarapuava.

Relacionadas

EXEMPLO

Quando a arte supera até a paralisia cerebral

Comentários