Músico guarapuavano André Prado apresenta couvert acústico digital

Com o trabalho afetado pelo coronavírus, os músicos precisam se reinventar e buscar formas de continuar trabalhando na quarentena

A música é uma forte aliada da mente durante todo o desenvolvimento da vida humana, e nos proporciona fortes emoções. Porém, com a chegada da Covid-19, o cenário mudou para aqueles que vivem dessa forma de arte. O isolamento tem feito com que muitos setores tenham que se reinventar e busquem outras formas de trabalhar. Entre a espera de tempos melhores, e a incerteza da data do fim da quarentena, músicos inovam nas possibilidades de home office.

André Prado, artista guarapuavano, abraçou a internet como uma aliada. Lançando o couvert acústico digital, o cantor se apresenta em suas redes sociais. Com lives que são publicadas em seu Facebook, expande o trabalho pelos inúmeros caminhos e possibilidades da web. Com isso, as canções vão do MPB, passam pelo pop rock, mas caminham em direção ao gosto dos que o acompanham.

A música sempre esteve presente na vida de André. Porém, a quarentena o fez inovar (Foto: André Prado)

Além disso, busca apresentar o melhor, já que é proprietário de um estúdio de música e possui diversos equipamentos. Segundo André, toda a estrutura é montada na casa dele. “Monto meu equipamento de áudio e vídeo para ficar bacana. Arrumo a estrutura para ficar com qualidade e uso as redes sociais para divulgar meu trabalho”.

O COUVERT ACÚSTICO

O home office chegou junto a necessidade de prevenção. Desse modo, como não há possibilidade de trabalhar fora de casa, os shows on-line possibilitam a reinvenção do artista. O público que o acompanha pode contribuir com valores como no couvert em bares e restaurantes.

O couvert digital é uma forma de estar em contato com seu público (Foto: André Prado)

A ideia surgiu inspirada nas vaquinhas virtuais que são criadas para campanhas. Analisando a situação que o mundo está passando, André acredita que a música é uma importante aliada das pessoas.  “Quando a gente toca em live proporciona uma sensação diferente. Assim, as pessoas se divertem, sentem como se estivessem em bares e restaurantes. Por isso, é uma imersão fora de casa”. E esse é o objetivo, tornar a plataforma um palco.

O repertorio é eclético, como sempre foram as apresentações. Porém, a diferença é que nas lives o cantor tem uma outra forma de conversar com o público. Sempre há inúmeros pedidos de música, dos mais variados estilos. Sendo assim, as canções que ainda não conhece, tenta aprender para agradar aqueles que o acompanham.

O corona acabou afetando de uma maneira muito dura os artistas. Nós trabalhamos com o envolvimento das pessoas. No momento em que todo mundo teve que ter o cuidado em não sair mais de casa, fomos a primeira classe que teve que parar. Por isso, acredito que também seremos os últimos trabalhadores a voltar. Portanto, nós dependemos da normalização do cenário.

Para acompanhar as apresentações, basta seguir André no Facebook. Lá, ele disponibiliza as contas para contribuição que pode ser por transferência ou cartão de crédito.

O CAMINHO QUE LIGA COMPOSIÇÃO, ESTÚDIO E MÚSICA

O primeiro instrumento musical foi um presente da mãe dele. Na época em que completava 15 anos, a matriarca queria assegurar que o filho fosse mais caseiro. O violão presenteado se tornou a paixão do jovem que já nutria sentimento pela música. De acordo com ele, o gosto pela arte é antigo. “Sempre gostei de cantar. Quando ganhei o violão tudo ficou mais sério. Com isso, comecei a tocar na igreja, foi lá minha entrada ao ramo musical”.

Na igreja, tocou por cerca de 20 anos. Além disso, participou de diversos eventos até que decidiu abrir seu estúdio. O trabalho envolve a produção de áudio, gravação e produção de outros artistas. Durante a missão que é produzir outros músicos, a chama para iniciar um trabalho autoral acendeu. Dessa maneira, começou a se dedicar em suas canções e também a tocar na noite guarapuavana.

Eu dei início a um som autoral e pela primeira vez começo a fazer um trabalho meu. Estou junto a outros artistas que me ajudam na composição e produção de algumas músicas.

Acompanhe o André no Facebook e siga o canal de música no Youtube.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PREMIAÇÃO

Artigo da Unicentro sobre turismo é premiado em fórum internacional

É DIREITO!

População LGBTI+ tem acesso a serviços socioassistenciais

TORNANDO SONHOS REAIS

O sonho de Márcio pode se tornar real, ajude participando da Vakinha on

Comentários