22/08/2023

No Dia da Pizza escolha o sabor favorito e saboreie essa delícia

Neste Dia da Pizza faça seu pedido e aproveite a sexta, mas sem sair de casa. A data começou a ser comemorada em 1985, depois da chegada do prato no Brasil

pizza-5107039_1280

Neste Dia da Pizza faça seu pedido e aproveite a sexta, mas sem sair de casa (Foto: Reprodução/Pixabay)

A pizza, tão disseminada e amada no Brasil, é um elemento fundamental da gastronomia italiana. Hoje (10) é comemorado o dia desse prato que é um dos queridinhos dos brasileiros. Feita com massa fermentada de farinha de trigo, molho de tomate e os mais diversificados produtos como queijo, carne, ervas, legumes e até doces como chocolate e sorvete, ela encanta todos os gostos.

Além disso, há também aquele toque de orégano e manjericão que deixam tudo ainda mais saboroso. Por fim, a massa é levada ao forno e entregue em casa para terminar o dia com o que há de melhor. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985.

A história da pizza começou a ser escrita há mais de seis mil anos, na época, era apenas uma massa de farinha mesclada com água, chamada de “pão de Abrahão”, parecido com um pão sírio, que também era conhecido como “piscea“, termo que futuramente seria conhecido como pizza. Há aqueles que digam que foi inventada pelos egípcios  e os que digam que foi criada e consumida pelos gregos, que produziam as massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando depois em tijolos ardentes.

NA ITÁLIA

(Foto: Reprodução/Pixabay)

A fama da pizza na Itália começou há três séculos, quando os turcos muçulmanos mantinham a tradição de comer pães com carne e cebola. Desse modo, durante as Cruzadas, o costume chegou até o país, por meio do porto de Nápoles. No início da trajetória cultural, as pizzas levavam apenas ervas da Região e azeite. Os italianos são conhecidos por aumentar o uso de tomates, essencial para deixar o prato delicioso.

De acordo com historiadores, o primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, era um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita. Certo dia, ele decidiu homenageá-los com uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto o prato que dom Raffaele decidiu batizar de Margherita.

A nova receita de pizza redonda é bem conhecida em todo o mundo e levou ao nascimento de Port’Alba, a primeira pizzaria famosa. Port’Alba é o “ponto” de conhecimento de escritores famosos do período.

NO BRASIL

Já no Brasil, a pizza chegou por meio dos imigrantes italianos que celebrizavam bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Após 1950, o prado se tornou conhecido em todo o país, tornando-se um elemento cultural brasileiro e uma das principais opções daqueles que querem pedir algo diferente para comer.

Em Guarapuava, a Capriccio é uma fábrica de pizzas artesanais, preparadas com os melhores ingredientes. Além disso, a massa também é preparada de forma artesanal, aberta no rolo de massa com muito cuidado para ser leve e crocante. O molho é feito com uma receita italiana. Os produtos são embalados a vácuo e vendidos em mercados e padarias. Mas, os clientes também podem fazer o pedido e retirar uma pizza personalizada.

Neste Dia da Pizza faça seu pedido e aproveite a sexta, mas sem sair de casa.
Siga no Facebook e no Instagram.
Faça seu pedido pelo telefone (42) 3036-1206 ou WhatsApp (42) 9 9157-5685.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.