No Dia dos Professores mensagens reafirmam a importância da profissão

Nessa data de comemoração, alunos e professores falam sobre as dificuldades do EaD. Além disso, enviam mensagens de carinho

No Dia dos Professores mensagens reafirmam a importância da profissão (Foto: Reprodução/Pixabay)

A pandemia de covid-19 mudou totalmente o roteiro de planejamento das creches, escolas e universidades. Assim, fez com que os professores trocassem o giz, os quadros e carteiras escolares por telas de computadores e celulares. Agora, as salas de aulas ganharam vida nos aplicativos digitais. A tecnologia já vinha tomando conta do mundo. No entanto, agora se tornou a maior aliada do ensino/aprendizado.

Sete meses se passaram desde que as primeiras medidas de distanciamento social foram tomadas. Junto do isolamento veio a restrição de aulas presenciais. Com essa interrupção, que é uma medida sanitária, os professores precisaram se reinventar.

Durante esse período, que prossegue por tempo indeterminado, os profissionais tiveram que refazer todas as aulas, passar novos exercícios, escrever apostilas, gravar em vídeo os conteúdos das disciplinas, mudar avaliações, fazer busca ativa de alunos e se aproximar das famílias dos alunos.

Assim, nesta quinta (15) data em que se comemora o Dia do Professor, alunos e profissionais enviaram recados de carinho ao Portal RSN. Desse modo, expressaram a saudade daqueles que caminham junto deles durante boa parte da vida.

Entre os recados está o da professora Elide. Ela atua na educação especial e segue sem ver os alunos desde o início do ano, quando o isolamento começou. “Feliz dia dos professores: Aos mestres que não só ensinam mas inspiram e fazem a diferença na vida de seus alunos. Esses que voltam suas vidas a arte do ensino com empenho e dedicação”.

Ser professor é ter um papel essencial para a existência da sociedade, o professor merece ser exaltado sempre, e principalmente no ambiente escolar. E como não poderíamos deixar de falar nesse ano de 2020, temos um dia dos professores diferente. Estamos mergulhando no mundo da educação à distância, reinventando para criar novas formas de ensinar os alunos. Professores são e sempre serão heróis. Parabéns a todos!

A jovem Kamila Dib Kaminski é estudante de direito e segue acompanhando os professores em aulas a distância. Ela sempre compartilha algumas da coisas que conquista junto aos docentes. Hoje (15), Kamila deixou um recado especial, lembrando que os professores seguem trabalhando e muitas vezes fazem horário dobrado. Já que o EaD exige ainda mais esforço dos profissionais.

“Nessa época de pandemia e ensino remoto, o trabalho ficou dobrado tanto para os alunos, quanto para os professores. E são eles que, mesmo com toda dificuldade e apreensão que o momento traz, conseguem nos fazer continuar e persistir nos nossos sonhos através do ensino”.

Eu como universitária e filha de professora, agradeço e tenho amor e admiração por todos esses profissionais que um dia passaram pela minha vida.

Ana Julia Mariano, estudante de história da Unicentro veio de São Paulo para estudar em Guarapuava. Agora, na pandemia, ela está junto dos pais em SP, mas também deixa uma mensagem para aqueles que compartilharam ensinamentos. “‘Quem compartilha o que sabe, muda a história daquele que aprende. Professor é muito mais que um educador, é a pessoa que nos oferece a possibilidade de ver o mundo com outros olhos, é quem faz a ponte para os nossos sonhos acontecerem e quem nos ajuda a transformar a nossa realidade e dar significado a ela”.

O meu eterno agradecimento aos professores que marcam a nossa formação e a nossas vidas! Feliz dia dos professores!

Leticia Correa é professora de inglês e mestranda. Como docente e aluna ela abre o coração para falar sobre a reinvenção dos professores. Esse que é um ato cotidiano, mas se tornou ainda mais importante neste ano. Conforme Letícia, a palavra [reinvenção] não é novidade para os atuantes da área, mas 2020 veio para provar que os professores são ‘super-heróis em sala de aula’. “Veio mostrar para o mundo inteiro o quanto o trabalho do professor é fundamental na sociedade. Seja a aula virtual ou presencial, cheia de tecnologias ou somente com um quadro e giz, somos capazes de transformar uma simples sala de aula em um ambiente de aprendizado, aconchego, segurança e amor”.

Agradeço a cada um dos professores que fizeram parte da minha formação profissional e pessoal, e fica aqui a minha admiração para todos os colegas que escolheram também essa profissão que vai muito além de ensinar conteúdos, pois nós tocamos e transformamos vidas.

Já Emilly é formada em técnico em enfermagem. A jovem passou pelo curso de medicina veterinária e acabou desistindo da graduação quando engravidou. Assim, seguiu fazendo outros cursos como fotografia. Ela agradece aqueles que cuidam de Naomi, filha dela. “Sem as professoras da Naomi eu não teria como trabalhar sabe. Então, ela vai para a creche e fica tão feliz, calma e aprende muitas coisas. Sou muito grata”. Além disso, envia uma mensagem de felicitações.

Ser professor é aprender para ensinar, professor é ter dedicação, paciência e persistência, é saber cativar e inspirar. Obrigada a todos os professores por todos os ensinamentos compartilhados. Feliz dia do Professor.

A professora Raquel Terezinha dá aulas para a graduação e para o mestrado da Unicentro. Ela é formada em pedagogia e em letras português-francês e mestre e doutora em letras. Sendo assim, já percorreu um longo caminho pelo ensino/aprendizado.

Raquel é professora há 18 anos e comenta que a pandemia mudou totalmente a estrutura do trabalho. “Antes nós atuávamos de forma presencial, com papel e giz na mão. Com a pandemia tivemos que transformar uma universidade inteira que tinha outro funcionamento, em um funcionamento virtual. É muito difícil, os problemas vão sendo resolvidos ao longo do percurso”.

Eu sempre soube que queria ser professora. Essa minha ligação me acompanha desde a infância. Tenho uma tia que foi professora e ela me motivou muito. Sempre enfrentamos muitas dificuldades nessa profissão, mas amamos o que fazemos. Por isso, superamos todos os obstáculos. Nada é perfeito, mas trabalho sempre para o melhor. Portanto, quero dizer aos meus colegas de profissão que eles tenham cada vez mais força. Parabenizo cada um de vocês pelo trabalho feito. Desejo que a gente tenha politicamente mais apoio e que a educação seja voltada para todos.

Por fim, eu, Sabrina, parabenizo cada professor que passou pelo meu caminho e me ajudou a crescer e evoluir. Parabenizo minha mãe, Marli, professora da educação infantil. E, desejo sorte, força e um lindo caminho para aqueles que desejam trilhar essa nobre profissão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AQUELE SORRISÃO

Priscila Ryzy: renovando sorrisos com implantes dentários

FELIZ 15 ANOS

Formédica Guarapuava: 15 anos de excelência e qualidade

ARRASANDO NO INSTAGRAM

Ser você mesmo é a dica de Bruna Stadler para bombar no Instagram

Comentários