No feriadão tem a Festa da Cevada em Guarapuava

Programação começa nesta quinta e segue até o domingo

Dança típica (Foto: Divulgação)

Se você vai ficar em Guarapuava neste feriadão de Nossa Senhora Aparecida, uma das dicas para aproveitar esses dias de folga é participar da programação da Festa da Cevada que se divide entre o distrito de Entre Rios e Guarapuava. Culto ecumênico, exposição, comédia, peixada, baile, almoço típico são as opções oferecidas ao público.

Repleta de atrações que traduzem a cultura e as tradições dos Suábios do Danúbio a programação começa nesta quinta feira (11) com o tradicional culto ecumênico, onde a Fundação Cultural Suábio-Brasileira e toda a comunidade homenageiam os pioneiros de Entre Rios e sua história de dor, perda e superação.

O evento tem início às 19h30, no Centro Cultural Mathias Leh e é aberto ao público. O culto, será conduzido em conjunto pelo Pastor Ari Käfer e pelo padre João Inácio. Grupos de canto e música da Fundação Cultural Suábio-Brasileira serão responsáveis pela harmonização musical da celebração.

Logo após o culto, será lançada uma nova exposição no Museu Histórico de Entre Rios, diretamente ligada à preservação cultural dos Suábios do Danúbio. Por meio de imagens e objetos de época, a equipe do museu preparou a mostra “Com um sonho na mala”, que retrata os sete transportes que trouxeram as 500 famílias suábias ao Brasil, entre maio de 1951 e março de 1952.

Também estão expostas imagens das demais viagens, até 1961, que igualmente trouxeram a Entre Rios famílias, que reconstruíram suas vidas em solo brasileiro. São fotos históricas, desde os preparativos em Asten, na Áustria, passando pela despedida e a viagem de Genova (Itália) ao Brasil, o desembarque em Santos e a chegada a Goes Artigas e, em seguida, a Entre Rios.

Rio Danúbio (Foto: Reprodução)

Ao longo dos séculos, o Rio Danúbio desempenhou papel fundamental no desenvolvimento econômico, cultural e social de inúmeras civilizações europeias. Ainda hoje, 10 países são banhados pelas famosas águas azuis, sendo que praticamente todos possuem alguma relação com a história dos Suábios do Danúbio.

Justamente por essa proximidade entre a etnia da qual descende a população de origem germânica de Entre Rios e o segundo maior rio do Velho Continente, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) escolheu a temática “Uma viagem pelo Rio Danúbio” como pano de fundo do Programa Cultural, que integra a Festa da Cevada 2018.

O evento será realizado nesta sexta (12), às 19h30, no Centro Cultural Mathias Leh. O enredo, escrito por Klaus Pettinger em alemão e português, conta a história do encontro entre um poeta e turista suábio, apaixonado pelo Danúbio, e o próprio curso d’água, que, ranzinza, se implica com turistas poetas. A peça cômica conduz a programação, que contará com 14 apresentações dos grupos culturais de música, dança, canto e teatro da FCSB.

Peixada (Foto: Divulgação)

Além de ressaltar a proximidade histórica e cultural entre os suábios e o Danúbio, o programa terá ainda um momento especial: a abertura do primeiro barril de chope da Festa da Cevada 2018. Na sequência, o público é convidado a participar do Festival Gastronômico, com bebidas e pratos típicos. O evento é aberto ao público, sendo aceitas contribuições espontâneas.

No sábado (13) será realizada a tradicional Peixada e Baile Suábio, no Vittace Centro de Eventos, em Guarapuava, a partir das 20h.

E no domingo, dia 14, será servido almoço típico, com Gulasch e estrogonofe, no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, na Colônia Vitória – promovido pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Colônia Cachoeira.

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com