22/08/2023


Nzumba lança ‘rap’ no Dia da Consciência Negra, em Guarapuava

Nzumba fala nos conflitos cotidianos da população negra. Segundo o 'rapper', uma condição que só terá liberdade pelo conhecimento

nzumba1

*Reportagem com vídeo

Nzumba e o rap no Dia Nacional da Consciência Negra (Foto: Divulgação)

O conflito do negro na sociedade que impõe dogmas, mitos, regras de comportamento, sem respeitar peculiaridades é o que trata a letra de ‘Vale das Sombras’. O rap que tem como compositor o ‘rapper’ NZumba, produzido pela Só Pedrada, está sendo lançado nesta nesta quarta (20), no Youtube, em Guarapuava.

De acordo com NZumba a ideia do lançamento é por ser o Dia Nacional da Consciência Negra. Assim, a música faz parte do álbum ‘Sankofa’, ou seja, volte ao passado e tome o que é teu. “É a questão da ancestralidade, da tua origem. Mas só se consegue ter uma consciência quando o conhecimento toma a parte da violência”.

De acordo com NZumba é justamente essa luta do negro num contexto ‘branco’ que trata o rap. E ele fala disso com propriedade a partir do momento em que toma a sua vida ao lado da esposa como exemplo. “Quando você se junta a outra pessoa a ideia é de uma família, mas a partir de uma visão limitada do que é o amor”. Porém, segundo Nzumba, a partir do momento em que “bate de frente com o sistema percebe que ele é o inimigo, principalmente, do homem negro”.

Capa do álbum Sankofa (Foto: Divulgação)

O CONFLITO

Assim, Nzumba se refere às contas de cada mês que chegam com prazo determinado, porém, sem ter dinheiro para pagar. “Aí vem a falta de qualificação, de oportunidades, de estudos, de consciência, além do preconceito. Tudo acaba mexendo na auto-estima, influenciando no convívio familiar”.

Conforme NZumba, são situações como essas que fazem parte do cotidiano que trata a letra da música. “Você só deixa o leite da ignorância a partir do momento em que bebe o veneno da verdade”. Dessa forma, essa analogia serve para remeter ao conhecimento da sua própria origem, da sua história. “O clipe começa matando o velho eu e na mesma mochila que se coloca a arma se põe o livro, o conhecimento”.

Uma da cenas do Clipe (Foto: Divulgação)

Contudo, a letra não deixa de fazer também uma auto-crítica em relação a Guarapuava. “Guarapuava é uma cidade ‘euro centrada’ e nunca vai proporcionar uma consciência negra. Basta ver que não temos lideranças negras em setores decisivos da sociedade que lutem pelos nossos interesses”.

SERVIÇO

Siga a Só Pedrada no Instagram.

Curta o rap no vídeo abaixo:

A LETRA – Vale das Sombras

Tempo fechado nuvens escuras bate a solidão
o céu escuta os tormentos de um coração parado com o carro mente viaja cenas indo e vindo mandei pra ela um desabafo…..ainda respiro
Acordei e meu espírito anda atormentado
Vejo verdades que nunca tinha imaginado
Entristeci profundamente parei de crê em tudo quando vi todas as manobras desse jogo sujo aonde aqui você se esforça e tudo vira em nada….vejo o demônio falando desista agora é para!!!!
Que saudades de nós dos nossos carinho
A onde imaginávamos um mundo lindo
Cheios de planos casal inocente
Lembra
Nós no fogo do amor adolescentes
Encaramos o mundo
Passamos por tudo
Não sei se queria ter acordado juro

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo