O empenho de um campeão

Lucas Perussolo momentos antes da competição (Foto: Nutripoint)

A pele bronzeada, com óleo passado generosamente por todo o corpo para realçar os músculos é apenas a parte final de fisioculturistas num preparo para uma competição. Mas quem vê o corpo musculoso, definido, não imagina o que o atleta teve que seguir para chegar a essa performance.

Lucas Perussulo, campeão na categoria estreante no campeonato realizado recentemente em Guarapuava, sabe muito bem do que estamos falando. “Comecei o treinamento em março para competir em dezembro. Durante esse período treinei musculação, mas com atenção especial para a dieta alimentar”.

(Foto: Nutripoint)

A disciplina dita a regra nessa modalidade onde o campo esportivo é o próprio corpo do atleta. São exercícios físicos, dieta rígida de nutrição com suplementação alimentar. Tudo isso para conseguir volume, simetria, proporção e definição muscular. “No começo fiz uma dieta e musculação para ter ganho de massa. Comi mais do que precisava e treinei muito. Dois meses antes da competição reduzi calorias, carboidrato, proteína, minerais, vitaminas e gordura, porque tinha que secar”. De acordo com o atleta, duas semanas antes do campeonato, a dieta foi ainda mais restrita. “De hora em hora fazia uma refeição e avaliação, e cada dois dias mudava o protocolo da dieta”. Uma das exigências era o consumo de oito litros de água por dia, durante uma semana, cuja quantidade vai sendo reduzida até deixar de tomar no dia da competição”.

Com 61 quilos no dia do campeonato, o “sacrifício” de Lucas valeu a pena. Ele foi o primeiro colocado entre cinco competidores. “Fiquei muito feliz porque o empenho valeu a pena”. O atleta teve como preparador físico Edinei Blein, com apoio do Studio Personal, Academia Podium, Vico Farma e da nutricionista Daiana Serbai.

Praticada desde os anos 40 antes de Cristo, embora haja referências que esse esporte tenha começado a 4,5 mil A.C com os egípcios, a musculação é hoje um estilo de vida que atrai homens e mulheres. O fisiculturista mais famoso da história é o ex-ator e político Arnold Schwarzenegger.

Comentários