O exótico artesanato guarani é destaque no Sounday no Parque do Lago

Cultura nativa ganha espaço através de peças feitas a partir de um manejo adequado dos recursos naturais

O Sounday apresenta o artesanato indígena neste domingo (8) no Parque do Lago. Assim, além de dj’s, rock, reggae e outros ritmos, a cultura nativa ganha espaço no movimento cultural.

É o Tembiapo, um empreendimento guarani que nasceu da necessidade de desenvolver uma estratégia de comercialização coletiva para o artesanato e plantas medicinais e aromáticas.

Dessa forma, o coletivo é formado por indígenas de diferentes aldeias pertencentes à Rede Solidária Popyguá. Eles tem em comum, a arte de produzir peças de artesanato, a cultura e o conhecimento sobre as plantas.

Empreendimento nasceu da necessidade de desenvolver estratégias comerciais para a arte indígena (Foto: Divulgação)

ARTESANATO

De acordo com a coordenação do Tembiapo, o artesanato é uma das principais fontes de geração de renda das famílias indígenas. Assim, a arte tradicional guarani na elaboração de peças artesanais tanto para uso quanto para decoração, alia-se a diversidade da floresta.

As famílias dão às peças o toque cultural, sustentável em uma linha que mantém a tradição e a arte genuína. Assim, ao mesmo tempo, se atualizam no design e na utilidade de novas peças. “Dessa forma, o artesanato guarani se mantém e se reinventa a cada dia”.

O artesanato é uma das principais fontes de renda das famílias indígenas (Foto: Divulgação)

Ainda segundo o Tembiapo, as peças são feitas a partir de um manejo adequado dos recursos naturais. Para isso, são usados como matéria prima, as madeiras, fibras, folhas e sementes. Além de flores, plumas, tinturas, entre outros. Tudo isso possibilita uma harmonia entre o ser humano e a floresta.

As peças são feitas a partir de um manejo adequado dos recursos naturais (Foto: Divulgação)

Aliás, o  conhecimento tradicional em plantas medicinais também faz parte da cultura guarani. A partir desse empreendimento, as famílias passam a cultivar espécies em maior escala para a extração do óleo essencial.

“É a magia das plantas e o seu poder em benefício da saúde humana. Tudo capturado na sua essência em pequenos frascos, formando a linha de óleos essenciais do Tembiapo”.

SERVIÇO

Ao adquirir os produtos Tembiapo, você está ajudando no desenvolvimento econômico e social das comunidades indígenas da etnia Guarani.

Além disso, sua escolha pelos produtos Tembiapo contribui para a sustentabilidade ambiental do planeta. O empreendimento Tembiapo conta com o apoio da Outro Olhar, associação que trabalha com projetos sociais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MÚSICA

Bruna Thimoteo lança o single 'A benção da travessia'

IMAGEM

Matysiak concorre ao 'Oscar da Fotografia' com foto polêmica

DANÇA

Bailarinos de Guarapuava participam de festival on-line

Comentários