O exótico artesanato guarani é destaque no Sounday no Parque do Lago

Cultura nativa ganha espaço através de peças feitas a partir de um manejo adequado dos recursos naturais

O Sounday apresenta o artesanato indígena neste domingo (8) no Parque do Lago. Assim, além de dj’s, rock, reggae e outros ritmos, a cultura nativa ganha espaço no movimento cultural.

É o Tembiapo, um empreendimento guarani que nasceu da necessidade de desenvolver uma estratégia de comercialização coletiva para o artesanato e plantas medicinais e aromáticas.

Dessa forma, o coletivo é formado por indígenas de diferentes aldeias pertencentes à Rede Solidária Popyguá. Eles tem em comum, a arte de produzir peças de artesanato, a cultura e o conhecimento sobre as plantas.

Empreendimento nasceu da necessidade de desenvolver estratégias comerciais para a arte indígena (Foto: Divulgação)

ARTESANATO

De acordo com a coordenação do Tembiapo, o artesanato é uma das principais fontes de geração de renda das famílias indígenas. Assim, a arte tradicional guarani na elaboração de peças artesanais tanto para uso quanto para decoração, alia-se a diversidade da floresta.

As famílias dão às peças o toque cultural, sustentável em uma linha que mantém a tradição e a arte genuína. Assim, ao mesmo tempo, se atualizam no design e na utilidade de novas peças. “Dessa forma, o artesanato guarani se mantém e se reinventa a cada dia”.

O artesanato é uma das principais fontes de renda das famílias indígenas (Foto: Divulgação)

Ainda segundo o Tembiapo, as peças são feitas a partir de um manejo adequado dos recursos naturais. Para isso, são usados como matéria prima, as madeiras, fibras, folhas e sementes. Além de flores, plumas, tinturas, entre outros. Tudo isso possibilita uma harmonia entre o ser humano e a floresta.

As peças são feitas a partir de um manejo adequado dos recursos naturais (Foto: Divulgação)

Aliás, o  conhecimento tradicional em plantas medicinais também faz parte da cultura guarani. A partir desse empreendimento, as famílias passam a cultivar espécies em maior escala para a extração do óleo essencial.

“É a magia das plantas e o seu poder em benefício da saúde humana. Tudo capturado na sua essência em pequenos frascos, formando a linha de óleos essenciais do Tembiapo”.

SERVIÇO

Ao adquirir os produtos Tembiapo, você está ajudando no desenvolvimento econômico e social das comunidades indígenas da etnia Guarani.

Além disso, sua escolha pelos produtos Tembiapo contribui para a sustentabilidade ambiental do planeta. O empreendimento Tembiapo conta com o apoio da Outro Olhar, associação que trabalha com projetos sociais.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários