O mofo está incomodando? Saiba como evitar!

Dias frios favorecem ambientes mais úmidos e, consequentemente, o aparecimento de fungos em paredes, roupas e móveis

Com as temperaturas mais baixas, tendemos a manter os ambientes fechados, o que favorece a umidade e, consequentemente, o mofo. Também conhecido como bolor, é um fungo que se caracteriza por pontinhos pretos que aparecem na superfície afetada e que corroem essa estrutura. Além da parede e móveis, pode atingir desde roupas até papeis armazenados em gavetas.

Além de incomodar esteticamente, o mofo pode representar também um perigo à saúde, visto que pode agravar quadros de alergia, em especial a respiratória. Para evitar problemas, Leonardo Castelo, fundador e presidente de uma empresa de produtos de limpeza, a Ecoville, sugere algumas dicas.

CIRCULAÇÃO DO AR

A ventilação dos ambientes impede a concentração da umidade. Por isso, é importante arejar roupeiros e armários com frequência. Procure deixar as portas abertas nos momentos de incidência do sol.

DESUMIDIFICADOR

Também como um antimofo, o produto é um ótimo aliado para eliminar a umidade. Utilize-o em um canto do móvel (guarda-roupas, gavetas, armários, etc.) que não impeçam a movimentação dos objetos ali armazenados. O produto pode ser comprado pronto, mas também pode-se fazer uma substituição caseira: colocar um pote com bicarbonato de sódio e pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina.

CUIDADOS ESPECIAIS COM AS ROUPAS

Guardar uma peça sem lavar? Nem pensar! Uma gotícula de suor, chuva ou até mesmo a gordura natural do corpo pode causar manchas e facilitar o surgimento dos fungos. Atenção especial para as roupas de couro sintético, que precisam ser retiradas com frequência do guarda-roupas para arejar.

LIMPEZA MENSAL

Apesar de exigir mais tempo, a limpeza é essencial para a manutenção do armário. Retire todas as roupas e faça uma higienização profunda. Primeiro, passe o aspirador de pó e depois desinfete as prateleiras utilizando um pano umedecido com produtos específicos ou vinagre e água sanitária. Deixe todas as portas abertas por algumas horas até que o armário esteja bem seco.

RECEITAS CASEIRAS

Algumas combinações de ingredientes são conhecidas por auxiliar na remoção de manchas de mofo.

Vinagre e bicarbonato

  • 240 ml de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Misturar os dois e colocar em um borrifador. Deve ser pulverizado sobre as manchas de mofo, agindo por 10 minutos. Retirar com um pano seco e limpo. Repita uma vez ao mês.

Limão para roupas coloridas

Se a peça afetada pelo mofo for uma roupa colorida, o suco de limão pode ser aplicado diretamente sobre a mancha. Esfregar delicadamente e depois lavar normalmente.

Vinagre para estofados

Um pano embebido com vinagre pode ser usado para retirar manchas de mofo de sofás e estofados. Depois do pano com vinagre, deve ser esfregado novamente com um pano seco e limpo. Intercalar os dois processos até a completa remoção.

Relacionadas

OLHA QUE LEGAL

Biblioteca Pública põe no ar nova edição do projeto Era Uma Zine

INVESTIMENTO CERTEIRO

BTK Holding promove gestão e investimentos com qualidade

CULTURA EM CASA

Centro Juvenil de Artes lança 2º Concurso Paranaense de Desenho

Comentários