22/08/2023

O segredo do queijo de Leozélia

Guarapuavana está na final do concurso de queijos artesanais do Paraná

leozelia-guarapuava

A atividade que começou por acaso num sitio no Rio das Pedras, em Guarapuava, foi aperfeiçoada e faz tanto sucesso entre familiares e amigos que se tornou finalista do concurso de Queijos Artesanais do Paraná, na etapa Paraná Centro e Vale do Ivaí.

Leozélia Pedroso começou a aproveitar a produção excedente de leite para fazer queijo. “A nossa chácara é para o lazer da família, mas como colocamos quatro vaquinhas não vencemos consumir o leite in natura e busquei fazer algum derivado para não perder a produção”.

A receita do queijo Leozélia foi buscar com a sua sogra, mas, aos poucos, foi colocando um tempero aqui, um pouco mais ali e a receita especial ganhou forma. Mas tem um ingrediente que, embora Leozélia torne público, ninguém vai conseguir copiar.

“Acho que tem muito a ver com a mão de quem faz, porque os ingredientes são praticamente os mesmos”. Entretanto, quem pensa que é apenas “trabalhar o leite” está muito enganado. “A qualidade começa lá no campo, com a qualidade do pasto, coma higiene do local onde a vaquinha é criada, com a vacinação”, observa a produtora.

Agora, Leozélia se prepara para a etapa final do concurso de queijos artesanais, que acontecerá em Curitiba, no dia 29 de julho, no Mercado Municipal. Para chegar nesta etapa, Leozélia concorreu com 77 municípios no concurso realizado pela Emater em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e prefeituras.

Leozélia e Itacir, secretário de agricultura de Guarapuava (Foto: Divulgação)

“O objetivo do evento é identificar e promover a produção de queijos artesanais da agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o saber fazer dos queijos diferenciados (curados) e assim agregar valor por meio do desenvolvimento da agroindústria familiar”, especificou o médico veterinário da Emater, Carlos Eduardo Santos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.