Oxossi ou São Sebastião? Não importa, mas hoje (20) é o seu dia

O nome varia conforme o culto religioso. Sebastião para os católicos, mas Oxossi para as religiões afro-brasileiras

São Sebastião (Foto: Reprodução RVC)

São Sebastião para os católicos, Oxossi para adeptos das religiões afro-brasileiras. Porém, embora tenha essa dualidade de nomes, o dia em que se comemora é o mesmo: 20 de janeiro.

De acordo com registros históricos, São Sebastião nasceu na cidade italiana de Narbonne, no século III. Assim, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Por isso, recebeu a graça do batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Conforme dados históricos, ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde física, mental e espiritual. Foi cristão convicto e ativo e por esse motivo padeceu também sob o domínio do imperador Diocleciano.

Denunciado como cristão, São Sebastião foi levado perante o imperador e confessou publicamente a sua fé em Jesus Cristo. Porém, acusado de traição foi condenado a morte. Amarrado a um tronco teve seu corpo varado por flechas.

Todavia, no dia seguinte constataram que não havia morrido. Levado novamente frente a Diocleciano, reafirmou novamente a sua fé, o imperador mandou então açoitá-lo até a morte. Esse fato ocorreu por volta do ano 284.

O SENHOR DAS MATAS

Oxossi (Foto: Reprodução/site Umbanda)

Na Umbanda, Oxossi é conhecido como o senhor das matas e da grande maioria dos caboclos. Assim, a sua cor é o verde, representando as matas das quais é o senhor absoluto. Entretanto, no Candomblé é conhecido como o “caçador” ou o protetor dos caçadores. Na Umbanda também é conhecido como o caçador, mas não de animais e sim, de almas e de homens, sendo a catequese seu maior objetivo.

As matas são os domínios de Oxossi. A função vibratória das matas é afirmar ou dar resistência a trabalhos ou consolidar trabalhos e obrigações. Os enviados de Oxossi ao plano físico são os grandes conhecedores dos grandes segredos (raramente revelados) que fazem curas, afastam influências negativas e protegem os seguidores da Umbanda.

A altivez do caboclo, a sua autoridade, a seriedade, a força, a coragem, a perseverança, o sentido de lutar para vencer, provém diretamente de Oxossi.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CULTURA

Lançado edital de seleção de curtas e longas-metragens ou telefilmes

CULTURA

Shopping Cidade dos Lagos apresenta Cine Drive-in

LIVE

Henrique, Daniele e Tom trazem a importância da arte para debate

Comentários