Oxossi ou São Sebastião? Não importa, mas hoje (20) é o seu dia

O nome varia conforme o culto religioso. Sebastião para os católicos, mas Oxossi para as religiões afro-brasileiras

São Sebastião (Foto: Reprodução RVC)

São Sebastião para os católicos, Oxossi para adeptos das religiões afro-brasileiras. Porém, embora tenha essa dualidade de nomes, o dia em que se comemora é o mesmo: 20 de janeiro.

De acordo com registros históricos, São Sebastião nasceu na cidade italiana de Narbonne, no século III. Assim, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Por isso, recebeu a graça do batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Conforme dados históricos, ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde física, mental e espiritual. Foi cristão convicto e ativo e por esse motivo padeceu também sob o domínio do imperador Diocleciano.

Denunciado como cristão, São Sebastião foi levado perante o imperador e confessou publicamente a sua fé em Jesus Cristo. Porém, acusado de traição foi condenado a morte. Amarrado a um tronco teve seu corpo varado por flechas.

Todavia, no dia seguinte constataram que não havia morrido. Levado novamente frente a Diocleciano, reafirmou novamente a sua fé, o imperador mandou então açoitá-lo até a morte. Esse fato ocorreu por volta do ano 284.

O SENHOR DAS MATAS

Oxossi (Foto: Reprodução/site Umbanda)

Na Umbanda, Oxossi é conhecido como o senhor das matas e da grande maioria dos caboclos. Assim, a sua cor é o verde, representando as matas das quais é o senhor absoluto. Entretanto, no Candomblé é conhecido como o “caçador” ou o protetor dos caçadores. Na Umbanda também é conhecido como o caçador, mas não de animais e sim, de almas e de homens, sendo a catequese seu maior objetivo.

As matas são os domínios de Oxossi. A função vibratória das matas é afirmar ou dar resistência a trabalhos ou consolidar trabalhos e obrigações. Os enviados de Oxossi ao plano físico são os grandes conhecedores dos grandes segredos (raramente revelados) que fazem curas, afastam influências negativas e protegem os seguidores da Umbanda.

A altivez do caboclo, a sua autoridade, a seriedade, a força, a coragem, a perseverança, o sentido de lutar para vencer, provém diretamente de Oxossi.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SUPERPROMOÇÃO

Arezzo acaba de lançar promoção imperdível por tempo limitado

ENERGIA NECESSÁRIA

Luas Cheias de outubro trazem energia de renovação

NOVA OBRA

Denis Santos lança "O Gaiteiro Cadáver do Pinhão"

Comentários