“Para Não Morrer” no palco do Sesi em Guarapuava

Em "Para não morrer" a atriz explora as imagens ancestrais que estão presentes no inconsciente coletivo, como a “grande mãe” e a “árvore da vida”

“Para não morrer” tem a atriz Nena Inoue como protagonista (Foto: Divulgação)

O Circuito Cultural, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o  espetáculo “Para Não Morrer” que circula por duas cidades do interior do estado nos dias 13 e 14 de dezembro. Em Guarapuava será nesta sexta (13), às 19h. Assim, a ação tem parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação, Fundações Culturais e Indústrias, dos municípios atendidos.

De acordo com a produção, a atriz, Nena Inoue, protagonista do espetáculo, recebeu o Prêmio Shell 2019 na categoria de melhor atriz. Assim, a peça, indicada ao Prêmio Troféu Gralha Azul e vários outros, tem dramaturgia de Francisco Mallmann. A parceria de direção é de Babaya.

Conforme o programa, o texto aborda temáticas feministas e femininas atreladas à questões históricas. A montagem é idealizada pela própria Nena Inoue, a partir da obra “Mulheres”, do escritor Eduardo Galeano.

PANORAMA SOBRE A MULHER

Assim, sozinha no palco, a atriz demonstra segurança e domínio sobre a plateia, fazendo com que a força da palavra traga um poderoso panorama sobre a mulher. Principalmente a latinoamericana e as violências a que ela está sujeita, sejam de ordem política, social ou histórica.

Conforme o texto, a atriz explora as imagens ancestrais que estão presentes no inconsciente coletivo, como a “grande mãe” e a “árvore da vida”. Inoue, Mallmann e a diretora Babaya Morais produzem um interessante estranhamento, de onde surge o insuspeito humor do espetáculo, que reforça a afirmação da dramaturgia de que há um tipo de resistência que é como a água que escorre delicadamente, mas difícil de represar.

A ideia é que a montagem convide o público a entender que a mulher deve ser uma protagonista de sua narrativa, fortalecendo sua resistência e emancipação, que infelizmente parecem não ser bem-vistas pela sociedade.

SERVIÇO

EM GUARAPUAVA

Circuito Cultural do Sesi Cultura Paraná apresenta
“Para Não Morrer”
Guarapuava
Data: 13 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos
Local: Auditório Sesi – Rua Coronel Lustosa, 1736, Batel

EM PATO BRANCO

Data: 14 de dezembro, às 16h
Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural Sesi – Rua Xingu, 833

Data: 14 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos

Local: Centro Cultural Sesi – Rua Xingu, 833
Valor: Ingresso solidário – 1kg de alimento não perecível.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos

SERVIÇO I

Observação: os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria dos espaços, no dia da ação, uma hora antes do espetáculo (espaços sujeitos à lotação). O Sesi Cultura receberá a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível no dia das apresentações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários