“Para Não Morrer” no palco do Sesi em Guarapuava

Em "Para não morrer" a atriz explora as imagens ancestrais que estão presentes no inconsciente coletivo, como a “grande mãe” e a “árvore da vida”

“Para não morrer” tem a atriz Nena Inoue como protagonista (Foto: Divulgação)

O Circuito Cultural, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o  espetáculo “Para Não Morrer” que circula por duas cidades do interior do estado nos dias 13 e 14 de dezembro. Em Guarapuava será nesta sexta (13), às 19h. Assim, a ação tem parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação, Fundações Culturais e Indústrias, dos municípios atendidos.

De acordo com a produção, a atriz, Nena Inoue, protagonista do espetáculo, recebeu o Prêmio Shell 2019 na categoria de melhor atriz. Assim, a peça, indicada ao Prêmio Troféu Gralha Azul e vários outros, tem dramaturgia de Francisco Mallmann. A parceria de direção é de Babaya.

Conforme o programa, o texto aborda temáticas feministas e femininas atreladas à questões históricas. A montagem é idealizada pela própria Nena Inoue, a partir da obra “Mulheres”, do escritor Eduardo Galeano.

PANORAMA SOBRE A MULHER

Assim, sozinha no palco, a atriz demonstra segurança e domínio sobre a plateia, fazendo com que a força da palavra traga um poderoso panorama sobre a mulher. Principalmente a latinoamericana e as violências a que ela está sujeita, sejam de ordem política, social ou histórica.

Conforme o texto, a atriz explora as imagens ancestrais que estão presentes no inconsciente coletivo, como a “grande mãe” e a “árvore da vida”. Inoue, Mallmann e a diretora Babaya Morais produzem um interessante estranhamento, de onde surge o insuspeito humor do espetáculo, que reforça a afirmação da dramaturgia de que há um tipo de resistência que é como a água que escorre delicadamente, mas difícil de represar.

A ideia é que a montagem convide o público a entender que a mulher deve ser uma protagonista de sua narrativa, fortalecendo sua resistência e emancipação, que infelizmente parecem não ser bem-vistas pela sociedade.

SERVIÇO

EM GUARAPUAVA

Circuito Cultural do Sesi Cultura Paraná apresenta
“Para Não Morrer”
Guarapuava
Data: 13 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos
Local: Auditório Sesi – Rua Coronel Lustosa, 1736, Batel

EM PATO BRANCO

Data: 14 de dezembro, às 16h
Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural Sesi – Rua Xingu, 833

Data: 14 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos

Local: Centro Cultural Sesi – Rua Xingu, 833
Valor: Ingresso solidário – 1kg de alimento não perecível.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos

SERVIÇO I

Observação: os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria dos espaços, no dia da ação, uma hora antes do espetáculo (espaços sujeitos à lotação). O Sesi Cultura receberá a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível no dia das apresentações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MÚSICA

Bruna Thimoteo lança o single 'A benção da travessia'

IMAGEM

Matysiak concorre ao 'Oscar da Fotografia' com foto polêmica

DANÇA

Bailarinos de Guarapuava participam de festival on-line

Comentários