Parque de Vila Velha será cenário de festival de balões

Parque terá decolagens que ocorrerão em área restrita do parque, em dois momentos: 7h30 e 16h30. A entrada é de graça para apreciar o espetáculo

Parque de Vila Velha terá revoada de balões (Foto: Reprodução/Balonismo)

O Parque de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, será cenário neste domingo (13) da 1ª Revoada de Balões. Serão 15 balões de diversos tamanhos e formatos, a maioria produzida no Estado. De acordo com o secretário de Estado Márcio Nunes, de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, as decolagens ocorrerão em área restrita do parque, em dois momentos: 7h30 e 16h30. Assim, a entrada será gratuita para essa área, mas a capacidade será limitada a 800 pessoas.

Porém, por se tratar de um evento experimental, que visa mostrar a viabilidade de se implantar voos permanentes de balões no parque, não será permitida a participação do público nos voos.

Conforme Márcio Nunes,  a revoada pode ser um marco para o Paraná. “Irá mostra o potencial turístico que o parque e a região dos Campos Gerais possuem. O turismo no Estado é uma grande mola de desenvolvimento e geração de renda e precisa ser explorado com uma boa estrutura e qualidade aos turistas”.

Todavia, para o secretário municipal de Turismo, Edgar Hampf, a ideia é proporcionar uma nova frente de divulgação da cidade. “Em particular do Parque Estadual de Vila Velha, principal produto turístico de Ponta Grossa”.

Conforme informações, Vila Velha passa por um processo licitatório. Assim, o intuito é repassar a gestão das lanchonetes, dos ingressos, do estacionamento e dos passeios para a iniciativa privada. O potencial de economia é de R$ 4 milhões por ano aos cofres públicos.Assim a revoada com balonismo servirá para que as empresas interessadas em investir no parque conheçam de perto o potencial turístico do local.

De acordo com Hampf, a visitação das demais áreas segue a programação normal, de acordo com o regulamento de visitação e os preços estabelecidos pelo Parque Estadual.

O PARQUE

O parque de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada. De janeiro a julho deste ano, 34 mil pessoas visitaram o local – média de 4,8 mil por mês. O parque recebeu mais de 65 mil visitantes em 2018.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou neste ano o projeto de lei que autoriza o Governo a conceder a exploração de uso, total ou parcial, de áreas comuns nos 64 parques estaduais e nas unidades de conservação do Estado. A medida é importante para fomentar o turismo e gerar novos atrativos no Paraná em parceria com a iniciativa privada.

BALONISMO – O balonismo é uma das modalidades dos Jogos de Aventura e Natureza, lançados pelo Governo do Paraná neste ano. São 29 modalidades esportivas e disputas que acontecem em 26 municípios. As cinco etapas da competição (três já aconteceram) reunirão 200 mil pessoas, entre atletas, dirigentes de federações esportivas e a comunidade que acompanha as disputas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários