Pela Janela tem cenas em Foz do Iguaçu

Magali Biff e Cacá Amaral protagonizam Pela Janela (Foto: Divulgação)

As Cataratas do Iguaçu estarão na maioria das salas de cinema do país. O atrativo foi palco para a gravação de cenas do filme Pela Janela, que estreia nesta quinta feira (18) em Foz do Iguaçu. O filme terá uma sessão especial com debate no sábado (20), no Cine Cataratas (JL Shopping), a partir das 19h30. A cineasta paulista Caroline Leone estará presente para falar sobre o longa.

Caroline explica que o atrativo natural aparece em uma importante cena do filme. “Uma cena que se passa na Garganta do Diabo, no lado argentino. Lá a personagem sente um grande impacto na mudança da vida. O filme fala de uma mulher que trabalha numa fábrica durante 30 anos e durante todo o longa a água tem uma simbologia. Quando ela cruza a fronteira, tem as Cataratas do Iguaçu, além de ser um ponto turístico significativo, demonstra a nossa pequenez em relação ao mundo. É um ponto sensorial para a personagem”, explica a cineasta sobre a escolha do destino.

O filme, destaque na última edição do Festival de Roterdam (Holanda), em fevereiro passado, foi reconhecido pelo “FIPRESCI Award”. O prêmio é concedido pela International Film Journalists para o melhor filme do programa Bright Future, voltado aos cineastas que realizam seu primeiro trabalho.

“Pela Janela” conta a história da personagem Rosália, vivenciada pela atriz Magali Biff, uma operária de 65 anos, que dedicou a vida ao trabalho, em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Rosália é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, interpretado pelo ator Cacá Amaral, que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires.

Na viagem, Rosália se depara pela primeira vez um mundo desconhecido e distante da sua rotina, começando uma jornada que sutilmente mudará a sua vida. O filme tem cenas realizadas no trecho que vai de São Paulo à Buenos Aires. A obra é uma coprodução entre Brasil e Argentina, com parte da rodagem em Puerto Iguazu.

O filme Pela Janela faz parte da “Sessão Vitrine Petrobras”. A iniciativa, desenvolvida pela Vitrine Filmes, tem o intuito de levar ao público um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país e que se destaca nos principais festivais brasileiros e internacionais.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários