22/08/2023

Perfil no Instagram compartilha histórias da Turma da Mônica

A Turma da Mônica é peça crucial na alfabetização de crianças de todo o país, mas também é paixão nacional entre todas as idades

maxresdefault

Turma da Mônica (Imagem: Reprodução/Youtube)

10 entre 10 brasileiros já tiveram algum contato com um gibi da Turma da Mônica ou a vida marcada por Mauricio de Sousa. A Turma da Mônica é peça crucial na alfabetização de crianças de todo o país, mas também é paixão nacional entre todas as idades! E uma conta no Instagram decidiu “matar” a saudade de todos postando uma história por dia com os contos dos gibis.

A série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo cartunista paulista Mauricio de Sousa, começou em 1959, em formato de tirinhas de jornal, e os personagens principais eram o cãozinho Bidu e seu dono, o cientista Franjinha, baseados na sua própria infância.

A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação do Cebolinha (que troca os “erres” pelos “eles”) e, em seguida – para atender uma demanda de mais personagens femininas em seus trabalhos – da Mônica (chamada de baixinha, gorducha e dentuça por Cebolinha e seus amigos, mas que na verdade é uma menina corajosa, justa e cheia de personalidade), baseada na filha de Maurício.

Você não vai querer perder nenhuma história né?

Quadrinho (Imagem: Reprodução/UOL)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.