Primeira Lua cheia de 2020 terá eclipse penumbral

Lua cheia terá eclipse nesta sexta (10), porém fenômeno não será visível para Guarapuava

Lua cheia (Imagem: Unsplash)

Para quem gosta de curtir o céu, principalmente, à noite, nesta sexta (10), será a primeira Lua cheia de 2020. E o ícone preferidos dos enamorados será marcado por um eclipse penumbral. Ou seja, o astro iluminado tem a aparência de uma Lua cheia normal, continuando. Ela continua totalmente visível. Porém, fica menos brilhante, meio fumê. Sendo necessário olhar atentamente para perceber ligeiras nuances.

Em Guarapuava, esse fenômeno não estará visível. Entretanto, já a partir das 17h07 (horário de Brasília), será visível em boa parte da Europa, na África, na Ásia, no Alasca, no Oceano Índico e no oeste da Austrália.

No Brasil, quem estiver alguns locais do Nordeste do país poderão ter uma chance, ainda que ela seja rápida. Por lá, o eclipse poderá aparecer parcialmente, não muito perceptível a um olho nu e não treinado.

Entretanto, quem estiver na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, terá o privilégio, já que poderá ver com precisão. Lá, o eclipse penumbral vai acontecer por 44 minutos, entre 18h27 e 19h12, com magnitude -0,5385.

LUA DO LOBO

Considerado o mais intenso e perceptível, o eclipse penumbral desta sexta (10) será o primeiro de quatro em 2020.Os próximos são em 5 de junho, 5 de julho e 30 de novembro. Estes dois últimos serão totalmente visíveis do Brasil. Em 19 de novembro, um eclipse parcial vai ficar visível para os brasileiros também.

A primeira Lua cheia de cada ano é conhecida por culturas do norte do globo como “Wolf Moon” (lua do lobo), associada ao início de um novo ciclo. Além disso, neste sábado (11), a Lua estará no ponto mais distante do Sol (essa dinâmica se chama afélio). A distância entre a Terra e a Lua será de 0,0025 AU (371,000 km).

*Fonte: UOL/TILT

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

SUPERPROMOÇÃO

Arezzo acaba de lançar promoção imperdível por tempo limitado

ENERGIA NECESSÁRIA

Luas Cheias de outubro trazem energia de renovação

NOVA OBRA

Denis Santos lança "O Gaiteiro Cadáver do Pinhão"

Comentários