Primeira prenda da CBTG é uma guarapuavana

O título chegou depois da participação em várias etapas. Em 2016, Jaqueline disputou o concurso municipal e virou Primeira Prenda do CTG Chaleira Preta

Primeira prenda da CBTG é uma guarapuavana (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Uma conquista para os guarapuavanos ligados à tradição gaúcha foi trazida para cidade por Jaqueline Mendes Novis, de 24 anos. A guarapuavana, que participa de eventos tradicionalistas desde criança, foi eleita Primeira Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. O título é importante para a cidade que passará a receber eventos em nível nacional. Para divulgar a conquista, nessa segunda (14), ela visitou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Conforme Jaqueline, em toda a formação sócia histórica e cultural da cidade teve um movimento tradicionalista muito forte. “A gente vê as pessoas tomando chimarrão, o pessoal pilchado. Guarapuava ficou conhecida como uma das cidades mais gaúcha do Paraná. E, além disso, mantém uma tradição passada de geração em geração, um ambiente muito saudável, em que o neto e o avô podem participar das mesmas atividades”.

O título chegou depois da participação em várias etapas. Em 2016, Jaqueline disputou o concurso municipal e virou Primeira Prenda do CTG Chaleira Preta. Além disso, no ano seguinte, venceu a etapa regional, depois a estadual e, neste ano, tornou-se Primeira Prenda Nacional e diretora jovem do CBTG. No entanto, devido a pandemia, o desafio final foi on-line. Desse modo, para vencer todas as etapas, a prenda fez provas de cunho artístico, de canto, dança e declamação. Além de cozinhar pratos típicos da culinária regional e participar de projetos sociais e vivência tradicionalista.

Portanto, o título leva o nome da cidade para todos os cantos do país, já que como Primeira Prenda, Jaqueline ministra palestras, participa de eventos e projetos sociais. Assim que possível, eventos nacionais devem ser sediados em Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

INCENTIVANDO A VACINAÇÃO

Jovem homenageia vacina para covid-19 de forma inusitada

FAZER O BEM

Vakinha virtual busca arrecadar dinheiro para mãe que está sem trabalhar para cuidar do filho com câncer

CAMPEÃO DO BBB 15

Com o BBB se aproximando, relembre a trajetória de Cézar Lima

Comentários