A primeira ‘superlua’ do ano marca presença no céu nesta terça (14). O fenômeno será visível a olho nu e as luzes das cidades não devem interferir na observação.
Dessa forma, espera-se que o tempo colabore e o céu não esteja encoberto por nuvens durante a noite.
SUPERLUA DE MORANGO
O fenômeno ocorre quando a Lua está cheia e no perigeu, que é o ponto de órbita mais perto da Terra. Por isso, a perspectiva do satélite natural parece maior e mais brilhante quando observada do nosso planeta.
Devido a friagem e as condições atmosféricas específicas desta época do ano, os astros podem ser vistos em tons avermelhados, o que deixa o fenômeno ainda mais especial.
Apesar do nome sugerir algo extraordinário, a ‘superlua’ não é tão diferente da lua cheia normal. Às vezes, parece que estamos observando um disco lunar extraordinariamente grande ou mais brilhante do que em outras noites, mas não passa de uma ilusão de ótica.
CALENDÁRIO
Em 2022, além desta terça (14), será possível observar a ‘superlua’ em outras duas datas: 13 de julho e 12 de agosto. Além disso, estimativas sugerem que algumas Superluas foram 7% maiores e 15% mais brilhantes do que o habitual, o que já é algo para se admirar, principalmente se você já gosta de ver a lua cheia comum.
Assim, a NASA calcula que a Superlua pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que as luas cheias no apogeu (microluas).
Por fim, você irá acompanhar o fenômeno? Conta pra gente!
Leia outras notícias no Portal RSN.