22/08/2023

Programa Vitta chega para equilibrar corpo e mente

Mudança de hábito é o foco proposto pela psicóloga Mireille Araújo Gelinski e pela nutricionista Aline Jabur

vita2

(Foto: Monieli/Divulgação)

Quantas vezes você já sentiu, ou sente, ansiedade, pânico, depressão e não sabe a causa? São os males do mundo moderno, fruto da correria do dia-a-dia, das cobranças da sociedade, muitas das quais, você não consegue dar conta.

Para enfrentar tudo isso é preciso buscar a causa para combatê-la, ter atitude e estar disposta a mudar hábitos e se permitir ser feliz.

A dica principal para alcançar esse objetivo é observar detalhes que fazem a diferença, mas isso só será possível com ajuda de profissionais especializados que apontem causas e sugiram soluções.

A nutricionista Aline Jabur (Foto: Monieli/Divulgação)

Você sabia, por exemplo, que um problema intestinal, pode gerar depressão? Sim, o intestino é o órgão responsável pela liberação da Serotonina, um neurotransmissor que proporciona a sensação de bem-estar e é essencial contra depressão e ansiedade.

Descobrir e atacar causas como essas, resultam, inclusive, na perda de peso, meta principal de muitas mulheres. “O emagrecimento é uma consequência quando se trata o corpo e mente de forma conjugada”, diz a nutricionista funcional Aline Jabur.

Aline e Mireille (Foto: Monieli/Divulgação)

Ela e a psicóloga Mireille Araújo Gelinski são as responsáveis pelo ‘Vitta – Viva mais você’, um programa lançado na noite dessa quinta (9), em Guarapuava, e que visa a saúde integral, buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“Para uma pessoa estar saudável, é preciso que ela esteja bem em todos os aspectos. Se algo não estiver bem, o ser humano como um todo também não estará”, diz Mireille.

A proposta do programa é diferenciada e envolve equipe multidisciplinar. Segundo Mireille, o trabalho será desenvolvido em grupo com até 12 participantes. Embora o programa seja sediado no Atalaia Palace Hotel, no Centro da cidade, algumas atividades envolvem também outros espaços, como academias, praças, ruas da cidade, para aulas coordenadas por educadoras físicas.

A psicóloga Mireille Araújo Gelinski (Foto: Monieli/Divulgação)

A porta de entrada para o programa, entretanto, após a inscrição, é a conversa com a psicóloga. “Vamos traçar um perfil individual e posteriormente grupal das participantes para que possamos planejar a forma que vamos trabalhar com o grupo”.

Depois disso será a vez da consulta com a nutricionista que vai identificar individualmente quais são os problemas de saúde que afetam o grupo, propondo uma dieta personalizada de acordo com a aceitação da participante.

“Se a pessoa não consegue ficar sem comer pão, vamos buscar um produto com grãos, com cereais”, exemplifica. O foco, portanto, é o equilíbrio. “Não vamos trabalhar com cardápios, mas sem orientar que a participante faça boas escolhas e adote uma alimentação balanceada”.

(Foto: Monieli/Divulgação)

As conversas com a psicóloga e com a nutricionista são semanais durante o período de duração do programa. Já as rodas de conversas serão às quintas feiras, a partir das 18h30 no Atalaia.

Diariamente as mulheres participarão também de atividades físicas com aulas de Pilates, com a fisioterapeuta Danielli Pontarolo Crefito, uma vez por semana; treinamento funcional diário, que pode ser em ambiente fechado no Atalaia Palace Hotel, em academias ou ar livre.

Fernanda Dalmaso, educadora física (Foto: Monieli/Divulgação)

“Pretendemos levar o grupo para conhecer e participar de outras modalidades, como natação, tênis, dança, Muay-Thai, caminhadas”, disse a educadora física Angela Marques, que junto com Fernanda Dalmaso também proporcionará que as participantes se identifiquem com uma das atividades físicas para que continuem se exercitando após a conclusão do programa.

Angela Marques, educadora física (Foto: Monieli/Divulgação)

“Com esse atendimento integrado estaremos proporcionando uma mudança de hábito, uma nova cultura para que a partir dessa nova rotina, as pessoas tenham bem estar físico e mental, tendo como consequência positiva também a perda de peso”.

Segundo Mireille, após pesquisa junto a University College London, verificou-se que 66 dias é o prazo para quem uma pessoa registre uma mudança de hábito. “Fechamos em 90 dias par que haja um amadurecimento dessa ideia e que essa nova postura seja levada para a vida toda”, afirma Aline Jabur.

Danielli Pontarolo Crefito, fisioterapeuta (Foto: Monieli/Divulgação)

SERVIÇO

Programa Vitta – Viva mais você
Objetivo: saúde integral a partir de mudança de hábito
Envolvimento: psicologia, nutricionista, fisioterapeuta, educadoras físicas
Período: 90 dias ou 12 semanas
Local: Atalaia Palace Hotel
Rodas de conversa: às quintas feiras a partir das 18h30
Consultas individuais: a critério de cada participante
Treinamento funcional e Pilates: dias e horários a definir
Inscrições: até 24 de maio
Investimento: Falar com Mireille pelo Whatsapp (42) 9 8813-1919 ou com Aline pelo Whatsapp (42) 9 9800-1073.

Mireille, o esposo Alfredo Gelinski Jr, e os filhos Alfredo neto, Guilherme e Eros (Foto: Monieli/Divulgação)

 

Aline e o esposo Gustavo Tuzzi (Foto:Monieli/ Divulgação)

 

Adriana, Salete e Mireille: mãe entre as duas filhas (Foto: Monieli/Divulgação)

 

Em noite de comemoração (Foto: Monieli/Divulgação)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.