Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

Encontro ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro. Ingressos estão à venda

Vesselka, que organiza o evento, está comemorando 60 anos de história (Foto: Divulgação)

Em novembro deste ano, a cultura ucraniana ganhará ainda mais voz em terras prudentopolitanas. Nos dias 2 e 3 de novembro, o município receberá o XXV Festival Nacional de Danças Ucranianas, maior evento cultural do segmento no Brasil. A produção e organização é do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.

De acordo com a organização, o objetivo do festival é a preservação e divulgação da cultura ucraniana, além da integração entre os diversos Grupos de Dança da Comunidade Ucraniana do Brasil. E a cidade onde o evento será realizado não poderia ser mais propícia: a Pequena Ucrânia Brasileira, como Prudentópolis é conhecida, preserva até hoje os costumes trazidos pelos imigrantes, além das diversas igrejas ucranianas em estilo Bizantino.

Igreja São Josafat, símbolo do estilo Bizantino (Foto/Reprodução: Ramon Gusso/Flickr)

60 ANOS DE HISTÓRIA

A realização do 25º Festival vem em encontro às comemorações de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka. O coletivo foi fundado em 1 de agosto de 1958 pelo Padre Efraim Krevey, sob a coordenação das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz.

Reconhecido nacionalmente, colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros eventos, o Vesselka é formado por 90 integrantes.

“Vesselka significa arco-íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. O grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana”, explica a direção do grupo.

Grupo em 1958 (acima) e em 2018 (abaixo) (Fotos: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia de evento, dois de novembro, as atividades culturais acontecem a partir das 14h, na Praça Firmo Mendes de Queiroz (Matriz).

Já no dia três, as apresentações acontecem às 19h, no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert. Esta será a principal apresentação dos grupos na programação do Festival.

Os Ingressos só serão exigidos no dia três e custam R$ 15. Eles podem ser adquiridos na Secretaria da Paroquia São Josafat, Farmassim 24h e com os componentes do Grupo Vesselka.

Esta é a 4ª vez que o Grupo Vesselka realiza o festival. As edições de 1997, 2001 e 2008 também foram organizadas pelo coletivo prudentopolitano.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários