Prudentópolis receberá maior evento de folclore ucraniano do Brasil

Encontro ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro. Ingressos estão à venda

Vesselka, que organiza o evento, está comemorando 60 anos de história (Foto: Divulgação)

Em novembro deste ano, a cultura ucraniana ganhará ainda mais voz em terras prudentopolitanas. Nos dias 2 e 3 de novembro, o município receberá o XXV Festival Nacional de Danças Ucranianas, maior evento cultural do segmento no Brasil. A produção e organização é do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.

De acordo com a organização, o objetivo do festival é a preservação e divulgação da cultura ucraniana, além da integração entre os diversos Grupos de Dança da Comunidade Ucraniana do Brasil. E a cidade onde o evento será realizado não poderia ser mais propícia: a Pequena Ucrânia Brasileira, como Prudentópolis é conhecida, preserva até hoje os costumes trazidos pelos imigrantes, além das diversas igrejas ucranianas em estilo Bizantino.

Igreja São Josafat, símbolo do estilo Bizantino (Foto/Reprodução: Ramon Gusso/Flickr)

60 ANOS DE HISTÓRIA

A realização do 25º Festival vem em encontro às comemorações de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka. O coletivo foi fundado em 1 de agosto de 1958 pelo Padre Efraim Krevey, sob a coordenação das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz.

Reconhecido nacionalmente, colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros eventos, o Vesselka é formado por 90 integrantes.

“Vesselka significa arco-íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. O grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana”, explica a direção do grupo.

Grupo em 1958 (acima) e em 2018 (abaixo) (Fotos: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia de evento, dois de novembro, as atividades culturais acontecem a partir das 14h, na Praça Firmo Mendes de Queiroz (Matriz).

Já no dia três, as apresentações acontecem às 19h, no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert. Esta será a principal apresentação dos grupos na programação do Festival.

Os Ingressos só serão exigidos no dia três e custam R$ 15. Eles podem ser adquiridos na Secretaria da Paroquia São Josafat, Farmassim 24h e com os componentes do Grupo Vesselka.

Esta é a 4ª vez que o Grupo Vesselka realiza o festival. As edições de 1997, 2001 e 2008 também foram organizadas pelo coletivo prudentopolitano.

Relacionadas

MÚSICA

Bruna Thimoteo lança o single 'A benção da travessia'

IMAGEM

Matysiak concorre ao 'Oscar da Fotografia' com foto polêmica

DANÇA

Bailarinos de Guarapuava participam de festival on-line

Comentários