Dizem que a fé move até montanhas. Mas nesta quinta (13), quem ainda não se casou e ou quer um novo marido ou uma nova esposa, tem que ‘botar fé’ mesmo é em Santo Antonio. E para que o desejo se realize vale de tudo. Até mesmo colocar uma imagem do Santo de cabeça pra baixo, num balde com um água, por confirmar a crendice popular.
Mas em Guarapuava a Matriz de Santa Terezinha vende pedaços de bolo e o pão de Santo Antonio. O bolo está recheado com várias gostosuras, o que atrai a atenção e faz cruzar os dedos, é um recheio pra lá de especial: a medalhinha de Santo Antonio. Ou seja, a esperança de encontrar um novo amor.
De acordo com a secretária da Igreja, Lindamir Thimoteo, até as 14h desta quinta (13), mais de dois mil pedaços já tinham sido vendidos. “Mas Santo Antonio também é para as causas impossíveis e para a fartura”. Para que nada falte em casa, o pão de Santo Antonio, que vai ser entregue após a celebração da missa das 19h de hoje, deve ser guardado dentro de um recipiente de comida.
O meu pedaço eu guardo dentro da lata com açúcar. Diz a lenda que ele dava pão aos pobres. E quanto mais dava, mais pão aparecia. Tinha fartura.
E como surgiu o ‘Santo casamenteiro’? Há uma lenda de que, na época em que santo português viveu, havia mulheres que não conseguiam se casar por não terem o dote necessário para o sacramento. Santo Antônio, então, teria mobilizado as pessoas mais abastadas para arrecadar os recursos. Com esse apoio, ele garantiu que muitas mulheres pudessem concretizar o sonho do matrimôni0.
Há também muitas simpatias para atrair a ‘cara-metade’. E se você ainda não fez a sua, corre que ainda dá tempo. Afinal, a “fé não costuma falhar”, como canta Gilberto Gil.
Leia outras notícias no Portal RSN.