Quer curtir a natureza? Vá ao Salto São João

Salto São João (Foto: Divulgação)

Entre uma das mais lindas quedas d’água, no sul do Paraná, está o Salto São João, em Prudentópolis, que com 85 metros de altura impressiona pelo cenário e pela exuberância de sua paisagem. O salto deu nome à Unidade de Conservação que o protege, assim como todo seu entorno, o Monumento Salto São João.

Ao todo, a Unidade de Conservação preserva 33,88 hectares de importante remanescente de Floresta de Araucárias, além da sua principal atração: a queda d’água que pode ser vista de dois mirantes. O local também abriga diversas espécies da fauna e importantes recursos hídricos.

Além disso, o Monumento Salto São João possibilita uma bela caminhada em uma trilha berta e sinalizada.

ESTRUTURA 

O Monumento possui um estacionamento com capacidade para veículos leves e ônibus, um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio.

O caminho para se chegar até o local também vale como um belo passeio, é possível apreciar belas paisagens de campos e pinheirais, além de algumas típicas casas que marcam a colonização ucraniana da região.

São 22 quilômetros do centro de Prudentópolis se dividindo em 7 deles pelo asfalto e 15 em estrada de chão batido.

TERRA DAS CACHOEIRAS

Prudentópolis é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. São mais de cem quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. O objetivo do Governo do Estado e da prefeitura de Prudentópolis é valorizar o turismo na região, explorando esse potencial natural.

SERVIÇO

Dias de visitação: quinta à segunda-feira, finais de semana e feriados.

Horário de visitação: das 9h às 16h.

Agendamentos: monumentosaojoao@prudentopolis.pr.gov.br ou turismo@prudentopolis.pr.gov.br

Grupos maiores de 15 pessoas precisam agendar a visita junto à Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis com antecedência mínima de dois dias úteis.

Localização: Rota das Cachoeiras, 22 km do Centro de Prudentópolis – Paraná.

Entrada: gratuita.

Relacionadas

Campos Gerais têm natureza, tropeirismo e cultura europeia

SHOW DE FOGOS

Réveillon em Copacabana deve reunir 2,8 milhões de pessoas

DESCOBERTA

Sítio paleontológico no Paraná revelou quatro espécies de animais

Comentários