Quirera da Lapa, Porqueta de Mamborê, Gnocchi de Abacate de Arapongas, inspiraram o chef Flávio Frenkel, responsável pelo MON Café, a fazer releituras desses pratos típicos de municípios paranaenses. As iguarias foram servidas durante o lançamento do livro Delícias do Paraná – tradições e sabores da nossa terra, lançado no dia 20 de dezembro em um almoço no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, um dos patrimônios culturais do Paraná mais significativos e de maior riqueza é a culinária. “Este projeto possibilita o contato com a pluralidade da gastronomia paranaense, fruto de uma colonização diversificada. Por meio dele identificamos a mistura de várias culturas, de influências trazidas pelos imigrantes que ajudaram a construir o nosso Estado somadas aos costumes dos povos que já viviam aqui”.
O livro reúne 81 receitas enviadas por 51 municípios paranaenses com o objetivo de preservar e divulgar a gastronomia paranaense. Para realizar o projeto, a Seec convidou dirigentes culturais de cada um dos 399 municípios do Estado a enviarem receitas que representassem a identidade cultural da cidade e que representassem a culinária local.
A secretaria fez toda a produção da edição, com organização das receitas recebidas, produção de fotos, elaboração do design gráfico e revisão. O livro foi publicado com o selo Biblioteca Paraná, da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
Para o chef Flávio Frenkel, o livro é uma importante ferramenta de documentação da cultura. “A memória tem que ser escrita. A memória falada sempre vai sofrer muitas corruptelas, vai sofrer influências que necessariamente não compõem aquele registro histórico. Então tudo que você documenta, você deixa mais fidedigno”, defendeu.