Ritual xamânico acontecerá neste domingo no Jardim das Essências

Termine o ano de 2017 livre, leve e solto e pronto para encarar 2018 com as energias renovadas. A sugestão é participar do Temazcal, uma cerimônia xamânica das mais antigas em todas as culturas pré-colombianas da América, Europa e Rússia. De acordo com Adriano Caillot, que conduzirá o ritual, é uma prática de cura e relaxamento.

O Temazcal acontecerá neste domingo (17), no Jardim das Essências em Guarapuava, às 14h14.

As mulheres podem usar roupas de banho por baixo de saia ou canga. Os homens devem usar calção de banho ou sunga. Levar fruta, suco ou outro alimento para lanche compartilhado. A reciprocidade do ritual é de R$ 72,00 por pessoa. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (42) 98403-0377.

Para Mirian Baitel, que é adepta, a cerimônia  é sempre transformadora.  “Dentro da tenda sempre aprendo sobre superação, pois muitas vezes acho que não vou conseguir suportar, e além de conseguir, após passar o pânico, me sinto muito acolhida. Me sinto verdadeiramente dentro do útero da Mãe Terra. Vem o choro, vem o riso, os cantos, os rezos, e a gratidão por ter a oportunidade de estar vivendo aquilo. Minha primeira vivência no Temazkal foi quando estava muito doente, estive internada e nenhum remédio me fazia efeito, foi quando decidi sair do hospital e ir pra cerimônia. Foi uma forte conexão com a Mãe Terra, a qual se intensifica a cada cerimônia, cada ritual. Sou grata!”

O RITUAL

A combinação dos quatro elementos a, o Fogo, a Terra, a Água e o Ar, são os responsáveis pela alquimia do corpo e do espírito por meio de um ritual de cura, purificação e renascimento. Segundo Adriano a cerimônia é realizada numa tenda em formato de iglu que é envolta em cobertores. No seu centro há um buraco, para onde pedras previamente aquecidas são colocadas recebendo ervas medicinas, que exalam as suas essências e beneficiam os participantes com as suas propriedades curativas.
Sobre essas pedras é lançada a água, que uma vez transformadas em vapor elevam os anseios de cada um aos céus e ao Grande Espírito. “O calor que é gerado provoca a eliminação de toxinas, através do suor, provocando um profundo trabalho de limpeza corporal”.
Durante essa cerimônia, são entoados cânticos no compasso do som de tambores e de chocalhos.

 

Relacionadas

CUIDE-SE

O Boticário une o matcha e a quinoa para entregar um ritual de nutrição e purificação

CUIDANDO DO CORPO

Aumente a imunidade treinando na Bio X-Training em Guarapuava

CUIDANDO DO SORRISO

Oral Sin: cuidando de um dos bens mais preciosos, o sorriso

Comentários