22/08/2023

Rotas da Alep destacam cachoeiras e cultura no Sul do Paraná

Rotas propostas por Cristina Silvestri e Hussein Bakri colocam Guarapuava, Prudentópolis, Bituruna e Turvo para turismo de inverno no PR

Parque Estadual Salto São Francisco (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As temperaturas continuam caindo, mas o turismo paranaense segue aquecido com rotas criadas a partir de proposições de deputados estaduais, agora instituídas por lei. Entre trilhas geladas, paisagens impressionantes e sabores que contam histórias, o estado reforça o potencial de inverno ao unir cultura, natureza e desenvolvimento regional.

Erva-mate (Foto: Matheus Ogura/AEN)

No recorte para a Região, conforme a Alep, Guarapuava, Prudentópolis, Bituruna e Turvo se destacam como destinos que combinam belezas naturais com tradição cultural. É o caso da Rota Turística Caminhos da Erva-Mate, criada pela Lei Estadual 21.766/2023. Essa rota valoriza a cadeia produtiva da erva-mate e passa por Bituruna, Pinhão, União da Vitória, além de outros municípios do Sul.

De autoria do deputado Hussein Bakri (PSD), essa rota leva os turistas a plantações centenárias e espaços de beneficiamento artesanal, revelando toda a história econômica e cultural da erva que simboliza o Paraná.

Essa iniciativa valoriza a cultura estadual, fortalece a produção artesanal e promove os produtos regionais.

Já para quem busca contato intenso com a natureza, a Rota Turística Caminho das Cachoeiras Centro-Sul/Sudeste é parada obrigatória. De acordo com a Alep, instituída pela Lei 21.999/2024, ela reúne 14 cachoeiras e saltos distribuídos entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. Municípios estes que se consolidam como referência em turismo de natureza no inverno.

SÃO FRANCISCO EM GUARAPUAVA

O grande destaque, conforme o roteiro, é o Salto São Francisco, em Guarapuava, com impressionantes 196 metros de queda livre, sendo o mais alto da Região Sul do Brasil.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Esse caminho nasceu da proposição da deputada Cristina Silvestri (PP), autora da lei aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa.

O Caminho das Cachoeiras movimenta a economia local, fortalece o turismo sustentável e preserva nossas belezas naturais.

Essas rotas chegam em um momento estratégico. O turismo paranaense cresceu 6,1% entre janeiro e outubro de 2024, quase o triplo da média nacional, que foi de 2,3%. O resultado posicionou o estado como o quarto com maior crescimento no setor. Condição que reflete investimentos em infraestrutura, promoção de destinos e valorização regional.

E mesmo no frio, o Paraná mostra que o turismo tem muito a oferecer, conforme ressalta Cristina Silvestri. “Do calor humano das tradições ao frio revigorante das cachoeiras que encantam visitantes de todo o país”.

E TEM O FECIN

Fecin tem cervejas artesanais (Foto: divulgação)

Embora ainda não faça parte de nenhum roteiro oficial, o Festival de Cervejas de Inverno (Fecin), é uma das grandes opções em Guarapuava. O Fecin, conforme a programação, ocorre entre 11 e 13 de julho, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.