O cuidado com a saúde dos cavalos envolve diversos procedimentos que contribuem diretamente para que eles tenham melhora no desempenho das funções. No entanto, não há uma regra exata para mantê-los saudáveis.
É preciso ficar atento às necessidades básicas, como por exemplo exercícios, fornecimento de uma alimentação balanceada, e em cuidados no que diz respeito a limpeza e higienização.
Aqui, listamos algumas dicas para manter a saúde dos cavalos em dia. Vamos lá?
Manutenção Dentária
Devido ao confinamento os equinos não desgastam os dentes da mesma maneira que os que pastam continuamente. Dessa forma, a falta de mastigação faz com que os dentes gastem de uma forma inadequada, ocasionando alguns distúrbios, como:
Perda de peso; aumento de agressividade; acúmulo de alimento na boca; dificuldades de mastigar o alimento, entre outros.
Além da manutenção dentária auxiliar na saúde dos cavalos, ela fará com que os animais respondam melhor aos comandos na hora de montar. Sendo assim, é necessário que um médico veterinário capacitado faça uma avaliação periódica dos dentes do equino.
Cuidado com a alimentação
A alimentação deve seguir determinadas regras. Algumas delas são: administrar pequenas porções várias vezes ao dia, ter sempre água limpa e fresca e manter as proporções corretas dos nutrientes.
Além disso, oferecer ao cavalo uma alimentação balanceada com feno, grãos, sais, minerais e aveia auxilia para manter o peso adequado, com crescimento saudável. Cada cavalo tem exigências diferentes, que variam com idade, peso e atividades desenvolvidas. Por isso, não há uma ração padronizada e não se pode fornecer a mesma dieta para todos os cavalos.
Cuidado com os pelos e patas
As patas merecem atenção redobrada pois, são responsáveis por sustentar todo o peso do animal e precisam estar protegidas.
Já os cascos precisam estar em excelente forma para evitar calos e infecções que possam causar problemas na hora da locomoção do animal.
Uma das aliadas para que o pelo seja renovado e fique sempre brilhante é a escovação. Também é recomendado que ela seja feita com uma escova dura, principalmente após uma cavalgada.
Cuidados com as baias
O local em que os cavalos ficam também precisa de atenção para que proporcione as melhores condições e conforto aos animais. Nesse sentido, as baias cumprem um papel de mais do que gerar o descanso, mas também de promoção do bem estar.
Vacinação em dia
Por fim, não adianta seguir todos os passos anteriores se a vacinação não estiver em dia. Assim, a maior parte das enfermidades pode ser evitada se o programa de vacinas for seguido à risca.
Com essas dicas práticas, você favorece o bem-estar dos cavalos, garantindo um desempenho físico adequado e uma boa qualidade de vida.
Leia outras notícias no Portal RSN.