Se você acha que erva-mate é apenas para chimarrão, está enganado

Em Bituruna, jantar terá a erva-mate como ingrediente principal em diversos pratos

Sorvete de erva-mate (Foto/Reprodução: Blog da Barão)

O principal produto para o bom e velho chimarrão, a erva-mate, agora passa a ser um dos principais ingredientes da gastronomia biturunense. Um jantar agendado para a quinta feira (20), no Restaurante 7 Colinas, oferecerá pratos e bebidas à base de erva-mate, a partir das 19h30. O cardápio elaborado pela chef Bárbara Bertoletti colocará à mesa um gosto original herdado dos pampas, como uma forma de criar algo uma identidade que mescle a gastronomia com o cultural.

“Sou chef, formada em gastronomia e empresária desse setor. E pesquisando, observei que nós do Sul não temos uma identidade como em outras regiões do Norte e do Nordeste brasileiro. Então, como a erva-mate é um produto do Sul, procuramos reforçar essa tradição colocando esse produto na gastronomia, adaptando para que fique saboroso, já que a erva-mate tem a característica de ser amarga”.

Bárbara Bertoletti (Foto: arquivo pessoal)

A cautela para que o sabor seja sutil pontuou a criação das receitas da chef. O sorvete com sabor de erva-mate, Bárbara disse que encontrou a inspiração na sua infância. “Lembro que minha mãe fazia chá com erva-mate tostada, açúcar e leite. E o gosto do sorvete me remete a esse tempo”, disse ao Portal RSN.

A batata doce com creme à base de uma efusão da erva-mate lembra o gosto do chimarrão. Mas a costelinha suína com crosta de erva-mate é despertar a curiosidade de quem gosta de experimentar. “A erva-mate não é o ingrediente principal, mas complementa a crosta e dá um sabor sutil ao prato”.

São pratos como os descritos acima que comporão o cardápio do jantar que terá oito tipos de saladas e nove pratos quentes, além de mesa de frios e de frutas e brownie de erva-mate. Os ingressos custam R$ 75 para adultos e R$ 50 para crianças de 6 a 11 anos. Os participantes vão ganhar, ainda, um drink espumante com erva-mate para brindar.

A animação da noite fica por conta do músico paranaense João Triska, que fará um preview de como será o embalo musical do Barbaquá Lounge. Os ingressos podem ser adquiridos com Raquel, pelo telefone (42) 9 9916-7748.

Tudo isso para anunciar as atrações que terão na Festa da Erva Mate, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Bituruna.

Relacionadas

GASTRONOMIA SAUDÁVEL

Nutrir inova com Low Carb Diet e dieta líquida em Guarapuava

CARINHO E INCENTIVO

Por trás das marmitas da Nutrir, está o talento do artista

FOME!

Todas as delícias que você puder comer em um open food incrível do Pigalle

Comentários