22/08/2023



Tortas de Carambeí podem ter reconhecimento mundial

O registro pode tornar as tortas conhecidas em todo o Brasil, impulsionando a economia e o turismo da cidade

Conhecida pela qualidade e originalidade das famosas tortas, Carambeí avançou na busca pelo reconhecimento de renomada cultura holandesa na produção dessas guloseimas. A Associação dos Produtores de Tortas de Carambeí (APTC) solicitou ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro de Indicação Geográfica (IG) para os doces e salgados locais.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o INPI está avaliando a documentação e as exigências para prosseguir com a concessão do selo. O vice-presidente da APTC, Diego Wolf, acredita que o registro pode promover as tortas em nível nacional, impulsionando a economia e o turismo da cidade.

Por fim, o selo de Indicação Geográfica identifica cidades e Regiões reconhecidas por produtos ou serviços específicos, garantindo autenticidade e qualidade. No caso das tortas de Carambeí, o pedido inclui detalhes técnicos sobre ingredientes, origem, dimensões, sabores e camadas, assegurando que o produto mantenha a qualidade e o sabor desejados.

Atualmente, o Brasil tem 115 produtos com Indicação Geográfica. O Paraná é o segundo estado com mais produtos registrados, totalizando 14 selos, incluindo cachaça de Morretes e melado de Capanema. Além das tortas de Carambeí, outros produtos como as broas de Centeio de Curitiba e o mel de Prudentópolis também estão em processo de registro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo