22/08/2023

Troca de livros promove hábito de leitura em Guarapuava e todo país

Em ação social, Silvio Ortiz montou um esquema de pirâmide diferente, uma troca de livros para estimular a leitura entre as pessoas

books-1163695_1920

Troca de livros promove hábito de leitura em Guarapuava e todo país (Foto: Reprodução/Pixabay)

A leitura é uma prática importante para manter o corpo e a mente sãos. Para Carlos Drummond de Andrade, essa é uma fonte inesgotável de prazer. É assim que se adquire conhecimento, vocabulário e instiga a imaginação. Pela leitura é possível viajar, sem mesmo ter saído de casa. No entanto, esse não é um hábito presente na casa de todos os brasileiros.

Segundo a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro em 2016, a média de leitura dos brasileiros é de pouco mais de dois livros por ano. Percebendo esse cenário, Silvio Luiz Ortiz, passou a participar de uma ação em prol dos livros. Ele estava olhando as redes sociais, quando viu um amigo compartilhando um projeto que envolvia livros.

Assim, solicitou informações e descobriu que a “brincadeira” funciona no estilo dos esquemas pirâmides. “Sabe as pirâmides financeiras? Funciona assim. O sucesso da empreitada é baseado na adesão das pessoas, no futuro. É a partir da participação que vai dando certo e criando o retorno para quem vai entrando. Ou seja, se você entra hoje na ação, sua participação dá retorno para quem já estava”.

COMO FUNCIONA?

O participante coloca no perfil, seja no feed ou status, a informação de que está participando e quem quiser participar sinaliza. Quando você recebe as instruções você precisa enviar um livro. No entanto, não será para a pessoa que está conversando com você. E, sim, para quem a convidou para participar do projeto. Silvio Ortiz explica que isso cria uma reação em cadeia.

Você vai receber um texto para publicar em que as pessoas que forem aderindo por meio de você, mandam para quem te convidou. É uma retribuição. Quem for convidado pelas pessoas que você convidou, vão retribuir o texto para você. É um jeito de chamar a atenção para a leitura, é interessante atrair pessoas.

O livro é enviado para a pessoa que te incluiu. Ou seja, quem convidou a pessoa que te convidou. Como é uma pirâmide é algo que não há como contabilizar, podem ter pessoas no país inteiro participando. Assim, os interessados podem entrar em contato, pelo telefone (42) 3035-4127 ou pelo celular/WhatsApp (42) 99129-2229.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.