Tropeiros ‘abraçam’ Pitanga e preservam a tradição

Tropeiros cavalgam pelas estradas (Foto: Divulgação)

Ela ainda sentem o cheiro do mato, o barulho do rio, o vento frio no rosto nas noites de lua. No memória ainda viva, as cantorias à beira do fogo de chão, o cheiro da carne assada, o som da gaita. As gargalhadas quebrando o silêncio da noite, o som da viola, o descanso da sesteadas.

Parada para o descanso (Foto: Divulgação)

Sentindo no ‘pêlo’ o cansaço provocado pelo trote do cavalo, mas o gosto pela aventura levou cerca de 30 tropeiros e amazonas a deixaram Pitanga no dia 19 de janeiro e só retornaram na última terça (17).

Peões e amazonas (Foto: Divulgação)

De acordo com o vereador Silmar Cardoso dos Santos, foi mais a terceira edição da Tropeada ‘Abrace Pitanga’, instituída por lei de sua autoria nos festejos de aniversário do município.

Zé do Bar (lenço no pescoço) e tropeiros (Foto: Divulgação)

“Eu e meu colega tropeiro, José Rodrigues, vulgo, Zé do Bar, costumeiramente, saíamos nas tropeadas dos municípios circunvizinhos, na ocasião do aniversário do nosso município”.

Tropeiros de Pitanga (Foto: Divulgação)

Conforme Silmar, numa dessas tropeadas, ele teve a ideia e convidou o amigo  ‘Zé do Bar’, para fazer a  tropeça de Pitanga. “Conversamos com o Prefeito Maicol, este abraçou a ideia. Então em 2018, iniciamos e realizamos agora a terceira tropeada Abrace Pitanga, nos festejos do aniversário da nossa Pitanga”.

Preservando a tradição (Foto: Divulgação)

É LEI

De acordo com o vereador, ele entrou com projeto de lei na Câmara e foi aprovado por unanimidade. “Tornamos lei a Tropeada Abrace Pitanga”.

Peões no trote do cavalo (Foto: Divulgação)

Assim, preservando uma tradição antiga do município, a tropeada atraiu cavaleiros de Santa Maria do Oeste, Mato Rico e Manoel Ribas.

O vereador Silmar e a filha Karen Leandra (em pé) (Foto: Divulgação)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

É DIREITO!

População LGBTI+ tem acesso a serviços socioassistenciais

TORNANDO SONHOS REAIS

O sonho de Márcio pode se tornar real, ajude participando da Vakinha on

QUE DELÍCIA

'Segredo de Família' revela a primeira finalista do concurso

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com