Tropeiros ‘abraçam’ Pitanga e preservam a tradição

Tropeiros cavalgam pelas estradas (Foto: Divulgação)

Ela ainda sentem o cheiro do mato, o barulho do rio, o vento frio no rosto nas noites de lua. No memória ainda viva, as cantorias à beira do fogo de chão, o cheiro da carne assada, o som da gaita. As gargalhadas quebrando o silêncio da noite, o som da viola, o descanso da sesteadas.

Parada para o descanso (Foto: Divulgação)

Sentindo no ‘pêlo’ o cansaço provocado pelo trote do cavalo, mas o gosto pela aventura levou cerca de 30 tropeiros e amazonas a deixaram Pitanga no dia 19 de janeiro e só retornaram na última terça (17).

Peões e amazonas (Foto: Divulgação)

De acordo com o vereador Silmar Cardoso dos Santos, foi mais a terceira edição da Tropeada ‘Abrace Pitanga’, instituída por lei de sua autoria nos festejos de aniversário do município.

Zé do Bar (lenço no pescoço) e tropeiros (Foto: Divulgação)

“Eu e meu colega tropeiro, José Rodrigues, vulgo, Zé do Bar, costumeiramente, saíamos nas tropeadas dos municípios circunvizinhos, na ocasião do aniversário do nosso município”.

Tropeiros de Pitanga (Foto: Divulgação)

Conforme Silmar, numa dessas tropeadas, ele teve a ideia e convidou o amigo  ‘Zé do Bar’, para fazer a  tropeça de Pitanga. “Conversamos com o Prefeito Maicol, este abraçou a ideia. Então em 2018, iniciamos e realizamos agora a terceira tropeada Abrace Pitanga, nos festejos do aniversário da nossa Pitanga”.

Preservando a tradição (Foto: Divulgação)

É LEI

De acordo com o vereador, ele entrou com projeto de lei na Câmara e foi aprovado por unanimidade. “Tornamos lei a Tropeada Abrace Pitanga”.

Peões no trote do cavalo (Foto: Divulgação)

Assim, preservando uma tradição antiga do município, a tropeada atraiu cavaleiros de Santa Maria do Oeste, Mato Rico e Manoel Ribas.

O vereador Silmar e a filha Karen Leandra (em pé) (Foto: Divulgação)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MAQUIAGENS ARTÍSTICAS

Arte em make: Maria Crisstina ganha as redes com grandes produções

NATAL DE AMOR

Campanha Papai Noel dos Correios já está recebendo cartinhas

INFLUENCIANDO BONS HÁBITOS

Ana Lopes ganha destaque no Instagram com dicas para leitura e plantas

Comentários