22/08/2023

Você iria para o Rock in Rio? Confira a experiência de duas integrantes da REDE+

Alana Bellan e Barbara Giacomitti curtiram o terceiro dia de festival, que contou com apresentações de Jota Quest, Iza, Demi Lovato e Justin Bieber

Momento dos fogos e hino do Rock in Rio (Foto: Barbara Giacomitti)

No último fim de semana, duas pessoas da equipe da REDE+ estiveram no Rock in Rio, o quinto maior festival de música do mundo. Atualmente, o evento ocorre a cada dois anos no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, conhecido neste período como ‘Cidade do Rock’.

Alana Bellan e Barbara Giacomitti curtiram o terceiro dia de festival, que contou com as seguintes atrações no palco mundo: Jota Quest, Iza, Demi Lovato e Justin Bieber. Já no palco sunset, teve Matuê, Luísa Sonza e Marina Sena, Emicida que convidou Drik Barbosa, Rael, Priscilla Alcântara e para encerrar teve Gilberto Gil.

Além disso, é claro que tiveram muitas outras atrações nos mais de cinco palcos que existem no RIR, sendo eles: new dance order, espaço favela, rock district, highway stage, supernova e rock street mediterrâneo. No repertório dos artistas tiveram músicas clássicas e lançamentos. Assim, o público de mais de 100 mil pessoas se emocionou em diversos momentos, além de cantar todas e surpreender os artistas.

Devido a pandemia de covid-19, não teve Rock in Rio em 2021, então teremos o festival por dois anos seguidos: 2022 e 2023, para aí normalizar e voltar a ter a cada dois anos. Os artistas estavam bastante empolgados, principalmente por este motivo, e por sentir a energia surreal dos fãs brasileiros novamente.

O FESTIVAL

Idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, teve a primeira edição em 1985. Dessa forma, reconhecido como um dos maiores festivais musicais do planeta com o passar do tempo. Além disso, originalmente foi organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome.

Porém, como o evento se consagrou com repercussão mundial, em 2004, teve a primeira edição fora do Brasil em Lisboa, Portugal. Assim, ao longo da história, o Rock in Rio teve 21 edições, oito no Brasil, nove em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos.

Momento fogos no show do Justin (Foto: Barbara Giacomitti)

Em 2008, ocorreu pela primeira vez em dois locais diferentes: Lisboa e Madrid. Além destas, duas edições foram canceladas em Madrid e Buenos Aires, ambas programadas para 2014. Portanto, ao longo de 123 dias, 2,4 mil artistas se revezaram para um público de 10,4 milhões de pessoas. A recordista em participações é Ivete Sangalo: 15 vezes.

A edição de 2022 que está acontecendo no Brasil, é a nona no país. Uma curiosidade, é que o hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova.

EXPERIÊNCIA

Para a jornalista Barbara, que curtiu o festival pela primeira vez em um dos dias mais lotados da história, o festival foi uma verdadeira realização. “Eu nunca tive o sonho de ir pro RIR, mas, como o Justin vinha e eu sou muito fã, não havia momento melhor para vivê-lo”.

Apesar do cansaço, deu pra sentir como para os artistas, principalmente os brasileiros, é importante subir no palco do Rock in Rio. É uma realização pra carreira de qualquer um que pise ali, e poder experienciar o que ele tem e sentir o quão incrível ele é, não tem nem palavras que expressem.

Além disso, ela acrescenta que a partir de um dado momento decidiu ficar no mesmo lugar para ver o Justin Bieber de perto. “Eu sou muito fã, desde criança, então queria ver ele de perto como nunca tinha ido em um show. Foi bem exaustivo, foram muitas horas em pé e falta de educação de muitos. Acredito que nem eles estavam preparados para o primeiro domingo, mas no fim, a emoção tomou conta e valeu a pena”.

A minha dica é: se você gosta muito de um artista e quer ver o show dele de perto, prefira ir em um show apenas dele. Agora, para viver o Rock in Rio, viva a experiência da melhor maneira possível. Beba água, ande por tudo, se alimente bem e sinta o que é o festival. Aliás, ele tem muita coisa legal. Superou minhas expectativas, principalmente o show do Jota Quest e da Iza.

Já a publicitária Alana, afirma que a experiência foi super legal, o fato de você poder ver vários artistas que admira. Contudo, algumas coisas deixaram a desejar. “Todos os shows foram incríveis, principalmente o da Demi, motivo para eu ter ido. Porém a organização deixou um pouco a desejar, principalmente no lounge da primeira classe, onde as pessoas que estavam ali para te informar não sabiam fazer isso”.

Outra coisa que não gostei muito foi a falta de respeito e empatia do público em geral, um empurra, empurra danado, todo mundo super apertado e ainda se aproveitavam de pessoas que não estavam bem para andar dois passos para frente.

Para finalizar, Alana diz que apesar dos pesares, gostou muito da experiência, porém não sabe se é algo que gostaria de repetir, visto que foi muito desconfortável estar lá no meio. “A minha maior dica é para ficarem mais na lateral do palco, o meio é muito apertado e você acaba não curtindo nada, quando fui para a lateral foi muito mais confortável e a vista também estava muito melhor”.

Por fim, o que achou das experiências? Se você já foi conta para nós pelo Instagram! E se ainda não foi, anota as dicas das meninas!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.