22/08/2023



Você sabia que a ave escolhida como mascote do Brasil requer muitos cuidados?

Como todos os animais, também necessitam de certas atenções, por isso saiba como cuidar do canário e garantir que ele tenha uma vida saudável

Canário (Imagem: Reprodução/Pássaros)

Os canários são sem dúvida uma das espécies de pássaros mais populares. Em clima de copa do mundo, até o mascote da seleção brasileira é um canarinho pistola.

Além disso, o canário é um animal de estimação ideal devido ao bonito aspecto e o agradável canto. Mas como todos os animais, também necessitam de certas atenções, por isso saiba como cuidar do canário e garantir que ele tenha uma vida saudável.

LAR

Em primeiro lugar você deve adquirir uma gaiola espaçosa. É muito importante escolher um espaço em que não haja muito sol ou muito vento e também que o canário esteja livre de ser atingido por outros animais.

Ela ainda, deverá estar fixada à parede para não correr o risco de cair no chão. Então, certifique- se de que ela não se mova ou incline para os lados. Desse modo, o canário estará seguro quando brincar de um lado para o outro.

LIMPEZA

Um aspecto muito importante no cuidado do canário é a limpeza da gaiola. Coloque sempre papel de jornal ou papel de cozinha no chão da gaiola, para quando for limpar a gaiola ser mais fácil retirar os excrementos e a sujidade que cai para o chão.

Os acessórios que estão dentro da gaiola também deverão ser limpos, caso contrário o animal poderá ficar doente. Portanto, mude a água todos os dias para que ela esteja limpa e fresca. Lembre-se que eles são animais delicados.

CUIDADOS

Quando a noite chegar, tape a gaiola com um cobertor, assim irá protegê-lo do frio e de algum inseto que possa aparecer.

Tenha em conta que a plumagem destas aves também é delicada. Por isso, consulte um veterinário para receitar algum tipo de vitamina para o animal ficar mais saudável.

ALIMENTAÇÃO

O canário se alimenta, normalmente, à base de alpiste, embora ele também possa comer frutas como a maçã. A porção diária de comida é cerca de uma colher de sopa. No entanto, muitos donos costumam encher de comida e quando ela está acabando, voltam a encher.

COMPANHIA

É conveniente que este tipo de animais estejam acompanhados, podendo escolher ter um casal de macho e fêmea, dois machos, ou duas fêmeas. Contudo, tente sempre ter dois para não se sentirem sozinhos.

Muitas pessoas não costumam levar os canários a consultas médicas. Porém, é importante levá-lo uma vez por ano para se certificar de que tudo está bem.

Canarinho pistola – Mascote da seleção (Imagem: Reprodução/Superesportes)

Por fim, se você decidiu ter um canário como animal de estimação, lembre-se que ele precisa desses cuidados mínimos. Não se esqueça de dar atenção para que ele tenha uma vida saudável.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo