Um animal de estimação é capaz de trazer muita alegria ao lar e transformar a vida dos tutores. No entanto, para isso, é importante que seja bem cuidado, receba atenção e se sinta feliz. No caso das aves, a calopsita tem destaque especial pela personalidade companheira e brincalhona.
Apesar de ser um pet de fácil trato, o passarinho possui particularidades. Itens como alimentação, higiene e lazer são importantes para manter o bem-estar dela. Portanto, confira algumas dicas:
REFEIÇÃO
A alimentação da calopsita é um dos principais pontos de uma tutoria responsável. Sendo assim, quando o assunto são pássaros domésticos, é comum acreditar que o famoso mix de sementes é suficiente. Porém, especialistas reforçam que os grãos não são suficientes para uma nutrição completa.
Por isso, dê preferência às rações para calopsitas, encontradas em lojas especializadas. Esse produto é elaborado de forma delicada, e contém tudo que ela precisa para ter uma refeição saudável e se manter em forma.
BEBIDA
Nem só de ração vive uma calopsita. Outro passo importante dos cuidados com ela é pensar na hidratação. Além disso, a gaiola deve estar sempre bem equipada e com o bebedouro abastecido. Uma dica importante é oferecer água limpa e fresca todos os dias.
A água parada, além de desagradável, pode conter sujeira e microrganismos nocivos. Desse modo, outra dica é higienizar o bebedouro uma vez por semana. Para isso, utilize detergente neutro e um material não abrasivo, e não se esqueça de enxaguar bem.
BANHO
As calopsitas gostam muito de tomar banho e, na natureza, frequentemente buscam um local com água para se higienizar. Por isso, é importante oferecer condições para que ela se banhe com frequência. Portanto, as principais maneiras de dar banho nelas são:
- Vasilha com água: essa é uma forma simples e eficaz. Basta deixar uma vasilha rasa, com dois dedos de água próxima da ave. Sempre que tiver vontade, ela irá se aproximar e tomar banho de forma independente;
- Chuveiro: as calopsitas também adoram uma boa chuveirada! Essa é uma das formas favoritas do animal. Tanto que alguns tutores a levam para o banheiro na hora da ducha. Assim, é preciso apenas ter cuidado com respingos de produtos como shampoo e sabonete. Além de não serem indicados para pets, eles podem causar irritações e problemas de pele.
Lembre-se que os banhos nas calopsitas devem ser dados apenas com água, sem shampoo, sabão ou qualquer outro produto. Dessa forma, você a manterá limpa e segura!
A médica veterinária Marianne Azevedo Teixeira, é tutora de duas delas e deu algumas dicas de como manter a calopsita feliz com intuito de prevenir o estresse do cativeiro. Confira:
- Incentive a busca dela por comida (mesmo que o acesso a ela seja fácil);
- Ofereça uma boa variedade de brinquedos;
- Oferte alimentos saudáveis e de qualidade;
- Ofereça atenção e um companheiro da mesma espécie;
- Proporcione estímulo mental.
Por fim, com essas dicas fica fácil tornar o dia a dia da calopsita feliz e melhorar a relação do tutor com o pet.
Leia outras notícias no Portal RSN.