UniGuairacá Centro Universitário, um case de sucesso na formação de profissionais capacitados

Este foi um ano de conquistas e muito trabalho para a instituição, que segue inovando e proporcionando educação preparatória para Guarapuava e Região

Sabrina Ferrari

UniGuairacá Centro Universitário, um case de sucesso na formação de profissionais capacitados (Foto: Secom/UniGuairacá)

Inovar é preciso e esse foi o lema da UniGuairacá Centro Universitário neste ano atípico. Mesmo em meio às dificuldades que cercam o mundo, nada parou o Reitor e os colaboradores que buscam tirar o melhor de cada desafio encontrado. Além disso, foi em 2020 que a UniGuairacá se tornou Centro Universitário e debutou. Após 15 anos crescendo lado a lado com o desenvolvimento de Guarapuava e região, o reitor Juarez Matias Soares comenta que o sucesso é fruto de muito trabalho, afinal, como ele mesmo afirmou, o sucesso só vem antes de trabalho no dicionário.

 

Com isso, a instituição tem autonomia para ofertar cursos de graduação e pós-graduação sem a necessidade de visitas presenciais do Ministério da Educação para a autorização. Além disso, também é possível aumentar o número de vagas e investir em programas de pesquisa e extensão, bem como, em projetos que visem a empregabilidade dos alunos e em intercâmbios. Para o professor Soares, isso é possível graças a toda dedicação dos colaboradores e ao planejamento feito. E, claro, como bom inovador, Soares já planeja novas propostas e cursos para 2021.

No próximo ano os alunos vão encontrar tudo diferente. Isso porque nós sempre buscamos mudar e inovar. Durante a pandemia, os alunos estão em casa e nós ficamos preparando a instituição para a inovação. A pandemia nos despertou, ainda mais, essa sede por mudança. Mas, também nos ensinou como adaptar a situações de crise, o que também vamos repassar a nossos alunos.
E, a inovação não para por aí. No Centro Universitário, a busca por novidades é constante e isso também envolve os cursos implantados. “Temos o Big Data no Agronegócio que é um curso que envolve toda a tecnologia existente para a agricultura. Hoje, esse setor move o mundo e nós vamos ser os primeiros a ter um curso que aborda a inteligência artificial nessa área”.
(Foto: Secom/UniGuairacá)

NO ANO DE 2020

PRIMEIRA TURMA DE ODONTOLOGIA DA REGIÃO

O ano de 2020 foi um ano de orgulho para o professor Soares. Além de todas as conquistas mencionadas, o Centro Universitário também formou a primeira turma de Odontologia de Guarapuava e Região. Em uma sessão solene em agosto, a instituição seguiu todas as medidas de prevenção com os formandos separados em dois grupos, usando máscara e álcool gel.

(Foto: Secom/UniGuairacá)

(Foto: Secom/UniGuairacá)

Para o Reitor, essa foi a concretização de um sonho, foram 42 alunos formados que já estão se inserindo no mercado de trabalho, buscando especializações e prestando serviços qualificados.

 

“É um sentimento de dever cumprido, com todas as dificuldades que esse ano teve, formamos a primeira turma. Conseguimos fazer o nosso melhor e que nossos alunos tivessem as aulas a distância aprovadas e validadas. Agora temos 42 cirurgiões-dentistas capacitados para atender a população”.

UM ANO ATÍPICO

MUDAR É PRECISO

Que esse foi um ano atípico e inesperado não é segredo para ninguém. Mas o que garantiu o bom andamento da UniGuairacá foi a competência dos profissionais e o planejamento sobre os próximos passos que a instituição daria. No entanto, conforme Soares, o Centro Universitário decidiu dar passos longos.

 

“Tínhamos almejado o crescimento e a expansão e trabalhamos, independente da pandemia, para que isso ocorresse. O nosso ativo são as pessoas que compõem a equipe. Todas elas tiveram que se adaptar e vestiram a camisa, trabalharam duro e eu sou muito grato, elas nos permitiram ter sucesso. Fomos credenciados para o ensino a distância (EaD) que segue sendo extremamente necessário. Estamos com a permissão para abrir até 250 polos em cidades diferentes e vamos seguir planejando para dar novos e importantes passos”.

Curso de capacitação para o ead

Em 2021, a UniGuairacá também vai oferecer várias opções de cursos de pós-graduação, alguns inéditos e outros na modalidade a distância. No mesmo ano, os interessados em pilotar aeronaves também vão poder optar pelos cursos na área de aviação. De acordo com o professor Soares, as opções são ‘Ciências Aeronáuticas’ com habilitação em Piloto de Linha Aérea (EAD) e o mesmo curso com habilitação em Gestão de Aviação Civil (EAD). Além disso, Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves (EAD e presencial). Mais uma inovação para os estudantes da região. A ideia é formar profissionais para encarar a aviação civil de frente, seja conduzindo aeronaves ou até mesmo administrando empresas do setor.
E, para ampliar o acesso da população ao ensino superior, o Centro Universitário lançou mais de 50 novas opções de cursos que são distribuídas em diferentes áreas do conhecimento. Desses, 23 cursos são a distância e 22 presenciais. Além disso, também tem a opção de curso semipresencial na área de saúde. Por fim, novos polos de ensino foram abertos para atender as cidades de Chapecó (Santa Catarina), Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Laranjeiras do Sul, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Ponta Grossa, Mangueirinha e Turvo. Mas, o professor Soares afirma que ainda há muito para crescer, afinal, nem o céu é o limite para uma instituição de ensino.
Então, é muito trabalho, muito planejamento e dedicação. Seguimos pensando na contribuição que podemos dar a Guarapuava e região, esse sempre foi nosso objetivo. Queremos preparar profissionais qualificados e atentos.

Acompanhe as novidade no Facebook, Instagram e no Site.  

Telefone: (42) 3622-2000

Rua XV de Novembro, Centro.