Missão Universitária da PUC espalha solidariedade em Turvo

Da Redação

Turvo – Nos últimos dias a solidariedade e o calor humano tomaram conta de Turvo. Uma equipe composta por 44 pessoas realizou no município a Missão Universitária Irmão Henri Vergès. Desde o último domingo (02) até hoje (08) diversas atividades paralelas foram realizadas pela equipe da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em parceria com a administração municipal, envolvendo todos os setores da comunidade.

De acordo com o prefeito Jerônimo do Rosário, o trabalho da equipe de estudantes e professores da PUC foi muito além de um trabalho técnico. “Os profissionais da Prefeitura têm um contato diário com a comunidade. Mas a presença da equipe da PUC intensificou ainda mais essa aproximação. Nós tivemos uma semana de troca de experiências e de muito mais proximidade com a população. Dos jovens aos adultos, passando pela comunidade indígena, todos puderam sentir esse calor humano e solidariedade de uma forma mais intensa. É uma experiência que entra para a história de Turvo”, afirmou o prefeito.

Para Marcos Gleiser, coordenador da 9ª Missão Universitária, o trabalho em Turvo superou todas as expectativas da equipe. “Se pudéssemos definir o nosso trabalho em uma única palavra seria acolhimento. Foi uma semana intensa, onde tivemos apoio do Município e, principalmente, o envolvimento e participação da comunidade. Nas nossas avaliações internas, todos os objetivos foram alcançados e saímos daqui o sentimento de missão cumprida”, enfatizou Marcos.

MISSÃO UNIVERSITÁRIA

Turvo foi selecionado para receber a Missão Universitária através de uma pesquisa social, que inclui vários aspectos. Foram realizadas três viagens iniciais ao município, até que, em maio deste ano, fosse definida a cidade.

A Missão Universitária Irmão Henri Vergès está em sua nova edição. Conforme Marcos Gleiser, os objetivos principais do projeto é levar solidariedade humana. “Para os acadêmicos, além da vivência prática, é incentivada a prática das boas ações. O trabalho desperta nos estudantes o bom coração, a prática do bem no seu cotidiano”, explicou.

ORGANOGRAMA

A equipe da PUC chegou a Turvo no domingo (02) e foram apresentados durante a missa na Igreja Católica.

Na segunda (03), foram realizadas palestras sobre drogas e gravidez na adolescência para os alunos do Colégio Edite Cordeiro Marques; dinâmicas com o grupo de hipertensos, no CRAS; relação entre os coleguinhas, nos CMEIs; e pintura da quadra do serviço de convivência Jardim Filadélfia.

Na terça (04), foi realizada uma panfletagem sobre a coleta seletiva do lixo; trabalho de integração com a tribo indígena; e executado o Projeto Vida, no colégio estadual.

Na quarta (05), foi realizada a pintura da quadra do serviço de convivência Jardim Filadélfia; encontro com os servidores públicos (agentes de saúde) ESFs; palestras sobre drogas e gravidez na adolescência para os alunos do Colégio Edite Cordeiro Marques; relação entre os coleguinhas – CMEIs; atividades no CRAs; APAE – Preparação para festa junina; e noite cultural no salão da Igreja com a comunidade em geral.

Na quinta (06), foram realizadas atividades com o grupo de convivência CRAS; e a equipe da PUC realizou a trilha ecológica;

Na sexta (07), foi realizada apresentação na comunidade Faxinal da Boa Vista; palestras sobre drogas e gravidez na adolescência para os alunos do Colégio Edite Cordeiro Marques; relação entre os coleguinhas e higiene pessoal – CMEIs; atividades com ensino fundamental sobre reciclagem; campanha de conscientização sobre a coleta seletiva do lixo; e, à noite, foi realizada uma festa de integração com a comunidade.

As atividades da Missão Universitária encerraram na manhã deste sábado (08), com um momento de espiritualidade.

EQUIPE

A equipe da Pontifícia Universidade católica (PUC), esteve composta por 44 pessoas em Turvo. São professores, equipe de apoio e acadêmicos dos campus de Toledo, Maringá e Londrina.

 

MAIS VÍDEOS

Comentários