Paraná exporta 15% mais carne de frango em 2015

Com informações do Centro de Comunicação

 Em 2015, a avicultura paranaense apresentou crescimento em abate e exportação. De acordo com a Secretaria do Comércio Exterior (Secex), o Paraná embarcou 1,48 milhão de toneladas de carne de frango, contra 1,28 milhão de toneladas em 2014. Um aumento de 15,6%, o que representou um faturamento de US$ 2.373.027.368. 

Com isso, o Estado, maior produtor e exportador de carne de frango do país, respondeu por 34,4% do volume total embarcado pelo Brasil. “A crise interna não afetou o consumo que ultrapassa as fronteiras, a avicultura do Estado cresceu em vendas internacionais e conquistou novos mercados para comercialização”, analisa o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins.

A produtividade acompanhou o crescimento da demanda e registrou aumento de 7,3%, segundo dados do sindicato. Em 2015, 1,68 bilhão de aves foram abatidas, enquanto em 2014 o número era de 1,56 bilhão. Desse total, aproximadamente 35% foi destinado ao mercado externo e 65% ao consumo interno.

EXPECTATIVAS

De acordo com as previsões do Sindiavipar, em 2016, o crescimento deve se manter e atingir um percentual de 4% a 6%. “Precisamos ter a competência e o planejamento adequado. Ainda acho que o Paraná vai continuar crescendo. Eu ousaria dizer que o Estado, dentro de mais ou menos cinco a sete anos, vai responder por 50% das exportações de frango do Brasil, exatamente em função da estrutura instalada e sedimentada aqui, com empresários responsáveis e arrojados, cooperativas e grandes empresas”, afirma o presidente do sindicato.

MAIS VÍDEOS

Comentários