Portal RSN lança webserie em homenagem a Guarapuava

Era início dos anos 2000…

Para muitos, internet era como o caviar do Zeca: só se ouvia falar.

Já para ouvidos despertos ao novel, a palavra ganhava timbres de estímulo e atiçou pioneiros de uma terra promissora, porém abstrata.

Nesse contexto, a jornalista e publicitária Cristina Esteche desbravava a comunicação em tempo real. Assim, há quase duas décadas, nascia o primeiro site de notícias de Guarapuava: a RedeSul de Notícias fez história ao redimensionar a dinâmica da informação local.

Foi o pontapé inicial de uma rotina hodierna e peculiar.

Hoje Portal RSN, o site faz parte do que há de mais valioso na cidade: o dia a dia dos guarapuavanos. Dentro da redação, nós sabemos que muitos acordam, tomam café, almoçam e até compartilham os últimos minutos antes do início de um novo ciclo conosco.

Que honra!

Você, leitor: você nos move!

Nós jornalistas somos acima de tudo contadores de história. Através do nosso trabalho incansável em busca da notícia, desejamos tornar nossos leitores onipresentes nos principais fatos da nossa história.

E quer história mais pertinente que a da origem?

Por isso, no ano em que Guarapuava completou 200 anos do seu Auto de Fundação, o Portal RSN quis (re)contar a trajetória que é comum a todos nós: os filhos nascidos, os filhos criados e filhos que, como eu, foram adotados por essa terra.

WEBSERIE GUARAPUAVA, 200 ANOS

Mas afinal… Quantas vezes Guarapuava completou 200 anos?

Diante dessa confusão, sentimos a necessidade de elucidar a respeito dos fatos. São três datas comemorativas.

Em 1810, chega a Real Expedição que colonizou os Campos de Guarapuava.

Em 1818, Padre Chagas consegue o alvará para a fundação de uma igreja e, pelo regime de padroado, automaticamente estaria instalada uma freguesia: a Freguesia Nossa Senhora de Belém.

Já em 1819, o Tenente Rocha Loures e Padre Chagas escrevem juntos o Auto de Fundação de 9 de Dezembro, um conjunto de regras para a povoação e habitação de Guarapuava, que foi uma cidade planejada!

EPISÓDIO 1 – COMO TUDO COMEÇOU

Em parceria com a Núcleo Vídeo Produções, foi produzido o primeiro episódio da webserie sobre os 200 Anos de Guarapuava. No vídeo, a historiadora Zilma Haick Dalla Vecchia apresenta os principais tópicos documentados a respeito do surgimento do município. O material tem viés informativo e será disponibilizado para escolas, universidades e demais instituições educativas.

Um resgate histórico orquestrado com muito carinho por mim, Taís Nichelle e narrado pelo editor-chefe do Portal RSN, Gilson Boschiero:

Na sequência de episódios, a história continua sendo contada por pessoas e empresas parceiras do projeto, cujas histórias se fundem com as de Guarapuava e são, sobretudo, interligadas ao desenvolvimento do município.

EVENTO DE LANÇAMENTO

Para celebrar o ingresso da RSN na produção de conteúdo audiovisual, foi organizado um evento de lançamento.

Com o tema “tecnologia e inovação”, a decoração fazia alusão ao início da era da internet, quando havia apenas jornais impressos, chegando até o presente e futuro: a informação em tempo real.

A jornalista Larissa Ortiz esteve a frente dos detalhes e assim,  no dia 28 de novembro, o Spazzio Vecchia foi palco da primeira exibição dos 19 episódios produzidos.

A festa foi eternizada pelo videomaker Cocada Jack e você pode conferir os detalhes dessa noite inesquecível no vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS VÍDEOS

Comentários