WEBSERIE GUARAPUAVA, 200 ANOS: Como tudo começou

Desde o início de dezembro com uma série de episódios contando a trajetória de instituições que tornam possível o desenvolvimento de Guarapuava, hoje finalmente chega o dia de apresentar a estrela da webserie produzida pelo Portal RSN em parceria com a Núcleo Vídeo, “Guarapuava, 200 Anos”.

O episódio principal pretende trazer os principais acontecimentos históricos que deram origem à cidade que mais emancipou municípios em todo território paranaense. O primeiro arquivo oficial data de 1770 e trata sobre a descoberta dos Campos de Guarapuava pelo sargento Cândido Xavier.

Em 1810, a chegada da expedição real dá início à povoação da, em 1818, Freguesia Nossa Senhora de Belém. Já em 1819, o Auto de Fundação de 9 de Dezembro faz história como o primeiro “plano diretor” da cidade.

Isso (e muito mais) fazem da história de Guarapuava extremamente rica e peculiar. Também por isso, muitos se confundem sobre o ano de comemoração dos 200 Anos. Em 2019, celebramos 200 anos da criação do Auto de Fundação de 9 de Dezembro.

O EPISÓDIO

A riqueza cultural e as belas paisagens foram algumas das inspirações. A principal delas foi o nascer e o pôr do sol, privilegiados pela localização da cidade no Terceiro Planalto Paranaense. Desde sempre, a alvorada de Guairacá surge luminosa e se despede majestosa. Confira abaixo esse resgate histórico feito com muito carinho e cuidado!

 

MAIS VÍDEOS

Comentários