22/08/2023
Cotidiano Cultura Em Alta

MIS-PR chega a Guarapuava: museu satélite será inaugurado na quinta (2)

Exposição "Objetos da Memória" reúne acervo sobre fotografia, som e audiovisual do século XX. Entrada é gratuita

Rádio (Foto: Divulgação)

Guarapuava vai ganhar, na próxima quinta (2 de julho), uma unidade do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). A inauguração do MIS-PR Satélite Guarapuava ocorre a partir das 19h, na Rua Capitão Frederico Virmond, 1913, no Centro da cidade. A entrada é gratuita e o evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

A abertura marca o encerramento de um ciclo importante para a política cultural paranaense: com a unidade guarapuavana, o projeto de Museus Satélites conclui a entrega de oito novos espaços museais distribuídos por todas as regiões do estado.

ACERVO E EXPOSIÇÃO

Quem visitar o novo espaço poderá conferir a exposição “Objetos da Memória: Tecnologias do Olhar e do Ouvir”, que apresenta um recorte do acervo tridimensional do MIS-PR dedicado à história da fotografia, do som e do audiovisual no século XX. A mostra está dividida em três módulos e reúne aparelhos analógicos que foram essenciais para moldar a cultura visual e sonora no Brasil e no Paraná, de câmeras e projetores a equipamentos de áudio de diferentes épocas.

A proposta é levar ao interior do estado um patrimônio que costuma circular principalmente na capital. O MIS-PR, com sede em Curitiba, na Rua Barão do Rio Branco, 395, é uma das principais instituições de preservação da memória audiovisual do Paraná.

Serviço

MIS-PR Guarapuava

Rua Capitão Frederico Virmond, 1913 – Centro, Guarapuava

Inauguração 2 de julho (quinta), às 19h

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. 📧 thiagodeoliveirajor@gmail.com

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.