Da Redação
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento confirmou que o secretário Norberto Ortigara estará presente na abertura da 12ª edição do WinterShow – feira técnica referência em culturas de inverno, promovida anualmente pela Cooperativa Agrária Agroindustrial.
A abertura do evento será na terça-feira, dia 20 de outubro, às 8h30, na sede da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), no distrito de Entre Rios, Guarapuava.
A Seab estará presente também por meio de um estande próprio, junto com as vinculadas Emater, Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), mostrando medidas focadas no manejo integrado de solo e água.
Logo após a abertura, no dia 20, está prevista uma apresentação dos resultados da campanha Plante Seu Futuro, da Emater. Já no dia 21 haverá três palestras no estande da Seab: “Manejo do solo e da água”, do Iapar, às 11h; “Agricultura de precisão”, da Emater, às 13h45; e “Lei do uso do solo”, da Adapar, às 14h30.
Programação
O WinterShow ocorre nos dias 20, 21 e 22 de outubro. Diariamente a programação segue das 8h às 18h, com visita aos expositores, dinâmicas e palestras técnicas. O evento é voltado a produtores rurais, pesquisadores e estudantes da área, além de empresas, indústrias e cooperativas do ramo agrícola.
São sete estações da própria Fapa, nas quais os pesquisadores da fundação apresentam os resultados mais recentes de pesquisas voltadas às culturas de inverno – trigo, cevada, aveia, etc. Os pesquisadores falarão de aveia, oleaginosas, trigo e fitopatologia, mecanização agrícola, entomologia e herbologia, cevada e fertilidade de solos.
Este ano, os palestrantes convidados são o agrometeorologista da Embrapa Trigo Gilberto Rocca da Cunha (dia 20), do economista e comentarista da Globo News Ricardo Amorim (21) e do mestre e doutor em comunicação Dado Schneider (22). Cunha falará sobre “Gestão de riscos em agricultura: uso inteligente das previsões de tempo e clima – Safra 2015”. O tema da aula de Ricardo Amorim será “Brasil: antes, durante e depois das eleições”, e a palestra de Schneider é intitulada “O mundo mudou bem na minha vez”.