22/08/2023
Esportes

Corrida e Caminhada das Divas do Asfalto irá contar com mil participantes

imagem-101549

Lizi Dalenogari, da Redação

Este mês, a campanha do Outubro Rosa movimenta o país e levanta a importância de incentivar o combate ao câncer de mama. Em Guarapuava, como parte da programação, será realizada a I Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer. O evento, que acontece neste domingo  (25), é promovido pelo grupo Divas do Asfalto, com apoio das Secretarias de Saúde e de Esportes e Recreação. São 546 pessoas inscritas para a Corrida e 454 pessoas inscritas para a Caminhada. Elas são de Guarapuava na sua maioria, mas também de Prudentópolis, Irati, Palmeirinha, Entre Rios, Rio Bonito e até de Curitiba. “Este movimento é de todos. Por isso é importante darmos vistas às ações de cuidado e prevenção do câncer”, ressalta o prefeito Cesar Filho, ao selar parceria com o grupo Divas do Asfalto.

São duas opções de participação para homens e mulheres: corrida de 5 km e caminhada de 4 km. Para os participantes da corrida, a largada será às 7h30. Quem optou pela caminhada, o trajeto começa às 8h. Ambos iniciam na Lagoa das Lágrimas, seguem pelas ruas de Guarapuava e retornam ao ponto inicial. As três primeiras colocações recebem troféu e vale compras; no masculino, haverá medalhas.

O evento conta com a parceria da Faculdade Guairacá e Campo Real. Neste domingo os participantes terão o apoio de fisioterapeutas, nutricionistas e massagistas. Além disso, haverá homenagem a quem combateu o câncer de mama, assim como brinquedos para as crianças e sorteio de brindes. “A ideia é mobilizar as pessoas para que integrem a campanha do Outubro Rosa e façam o bem para si e para o próximo”, explica a empresária Marcia Masnik, integrante do grupo Divas do Asfalto.

As inscrições para a I Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer se encerraram no último dia 22. O valor foi 1 kg de alimento. Como foram arrecadados 1 tonelada de alimentos (aplausos para toda a equipe das Divas e a todos os participantes), serão beneficiadas mais duas entidades além da Acopecc (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer) e do Centro de Nutrição Renascer nos próximos dias. O Lar Escolar Retiro Feliz e o Albergue também serão beneficiados com os alimentos arrecadados neste evento que certamente entrará para o calendário oficial do município brevemente.

COMO AS DIVAS COMEÇARAM

São empresárias, estudantes, donas de casa, mulheres comuns. Juntas dividem cumplicidade, estreitam laços de amizade, tudo isso através da corrida. Estas mulheres formaram o Grupo de corredoras Divas do Asfalto em janeiro deste ano e na Corrida da Mulher, em março, embaixo da sua tenda oficial, incentivavam corredoras persistentes em um único objetivo: superarem seus próprios limites. 

Neste período eram em aproximadamente 40 integrantes que se reuniam as terças, quintas e domingos, geralmente em frente a Polícia Federal, na Lagoa das Lágrimas. Lá recebiam dicas sobre como correr, controlar a respiração, se alongarem e aquecerem. Estas dicas vem do professor e preparador físico João Marcelo Bueno. Com seus tênis de corrida apropriados, suas roupas confortáveis, o fiel protetor solar, e uma disposição e alegria de dar inveja ao maior dos sedentários, estas mulheres ganham as ruas, as estradas, os caminhos que vierem. E haja estrada para dar conta de tanta persistência e boa vontade, de transformarem os seus mundos e os de sua volta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.