22/08/2023
Agronegócio

Curso sobre criação de CIPAs

imagem-104312

Da Redação 

O Sindicato Rural de Guarapuava e o SENAR realizarão, de 10 a 12 de dezembro, o curso Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPA-TR). Com carga horária de 20 horas, a capacitação abordará a legislação que estabelece as CIPAS no Brasil, a composição paritária das comissões (igual número de representantes de empregadores e empregados), objetivo, atuação no dia a dia e a eleição de seus membros, entre outros pontos. 
  

Instrutor do curso, o engenheiro em segurança no trabalho Daniel Giorno Nascimento lembra que cursos semelhantes são obrigatórios para empresas com mais de 20 empregados.     “Este curso é bem específico, é voltado a propriedades rurais e empresas do meio rural”, disse, lembrando que podem participar membros de todos os escalões, do proprietário ao funcionário. 
  

Conforme lembrou, também as empresas que tenham entre 10 e 20 funcionários podem instituir uma CIPA. Neste caso, observou, criar a comissão é facultativo, mas traz resultados positivos para difundir uma cultura da segurança. “A empresa acima de 10 empregados tem de ter um responsável por segurança. Então, seria recomendável que pelo menos um funcionário participasse de um curso de CIPA”, acrescentou. 
  

Giorno Nascimento ressaltou que no campo o cuidado com as tarefas diárias é importante, porque várias são as atividades que podem oferecer risco, como trabalho em altura, dentro de silos, em elevadores, na aplicação de agrotóxicos ou na utilização do maquinário, entre outras rotinas. “A CIPA-TR trabalha especificamente com estes riscos do meio rural, um acidente com trator, uma picada de animal peçonhento – todos os perigos a gente aborda na CIPA-TR”, sublinhou. 
  

O instrutor completou que várias são as pesquisas apontando que a implantação de CIPAs, em empresas, gera um aumento da segurança: “A diminuição dos acidentes é muito grande. A gravidade desses acidentes é menor também. E o mais importante: a reincidência do mesmo acidente diminui muito, porque a CIPA entra com todas as medidas para que o fato não venha a reincidir”, concluiu. 
  

As inscrições para o curso CIPA-TR continuam abertas no Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon). O curso é gratuito, direcionado a produtores e trabalhadores rurais. Interessados podem obter mais informações no fone: 3623 1115.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.