* Por Rogério Thomas
Guarapuava – Encerra nesta sexta feira (18) o prazo para que os eleitores guarapuavanos realizem o cadastro biométrico. De acordo com Priscila Gelenski, chefe de cartório da Justiça Eleitoral de Guarapuava, como o município atingiu a meta estipulada pelo Tribual Regional Eleitoral do Paraná (TRE), o prazo não será prorrogado. “A meta em Guarapuava era de cadastrar 80% do eleitorado. Até esta quinta feira (17) nós atingimos cerca de 88%. Com isso, não haverá prorrogação”, enfatizou Priscila.
O procedimento é gratuito; quem não fizer, tem o título de eleitor cancelado e não pode obter documentos públicos, como o passaporte, e nem votar.
Nos últimos dias longas filas se formaram na Justiça Eleitoral e a previsão é de que o movimento seja ainda maior nesta sexta (18).
A BIOMETRIA
A biometria começou a ser usada pela Justiça Eleitoral em 2008 para evitar fraudes nas eleições, segundo a Justiça Eleitoral. O primeiro município do Paraná a adotar a biometria foi Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. Hoje, o Paraná conta com 7.864.695 eleitores. Do total, 25% já contam com a biometria.
Para fazer a biometria, os eleitores devem levar um documento de identificação pessoal e um comprovante de residência recente até o cartório indicado. O eleitor também pode fazer o agendamento do atendimento no site do TRE-PR.