Curitiba – O novo livro do jornalista e escritor paranaense Matheus Lara promete tirar o sossego dos amantes do gênero 'contos'. Publicado pela Arte Editora, de Curitiba, Má Conduta retrata de formas direta e impactante alguns temas e problemas sociais delicados, como a violência doméstica e abusos sexuais.
Má Conduta reúne seis contos escritos pelo autor entre 2010 e 2013. Com referências à cultura pop – de Love Me Tender ao filme O Iluminado – os contos possuem uma narrativa dinâmica, com diálogos sucintos, mas que exploram também aflições e contradições do ser humano em sua vida em sociedade.
Um dos temas recorrentes nos contos de Má Conduta é a violência contra mulheres. Ao descrever cenas agressivas e retratar personagens hostis e vingativos, Matheus Lara questiona uma sociedade de tradições patriarcais, onde mulheres são subjugadas, violadas e mortas cotidianamente. "Os contos abordam temas controversos ou que acabam gerando alguma forma de violência em nossa sociedade: preconceitos, adultério, misoginia…", explica Matheus. "A intenção é falar sobre esses problemas. É provocar um debate sobre a banalização desses temas e, de certa forma, identificá-los".
Este é o segundo livro de Matheus Lara. O romance A Flor que não é sua, de 2012, estreia literário do autor, figurou entre os premiados do IV Prêmio Clube de Autores da Literatura Contemporânea.