22/08/2023



Agronegócio Guarapuava

Novidades na Feira do Produtor agradam consumidores

imagem-106226

Lizi Dalenogari

Guarapuava – Agora podemos encontrar uma maior variedade de frutas na Feira do Produtor em Guarapuava, além da diversidade de legumes, verduras, doces, pães, queijos, embutidos, bolos, mel e artesanatos, que estamos habituados.

As frutas da “Tia Cleusa”, como é carinhosamente conhecida Cleusa de Medeiros, feirante de 54 anos, nascia e criada no bairro Santana, tem agradado os consumidores. “Já não comprava verduras, legumes, pães e queijos no supermercado. Agora também não comprarei mais frutas. Além de um preço bem mais acessível, percebemos a olhos vistos a qualidade das frutas daqui”, afirma Berenice Santiani, moradora do bairro Cristo Rei, no momento em que fazia suas compras na Feira do Produtor do bairro Bonsucesso, na manhã deste sábado (23).

Tia Cleusa não esconde o contentamento e faz planos para o futuro. “Vi uma oportunidade e recebi apoio da Secretaria de Agricultura e estou aqui, com meus familiares, meu filho José Antonio, com a Fabiana, com o José Carlos e com o Jeferson que traz para nós as frutas de Curitiba, só aquelas que não encontramos aqui. Priorizamos as frutas dos nossos produtores e estamos felizes com o ambiente amigável e descontraído das feiras. Uma oportunidade de ouro que nos anima a fazer planos para o futuro. Estamos todos muito felizes”, enfatiza.

Trazendo uma vasta opção de alimentos frescos vindos direto das famílias do campo, a Feira do Produtor, promovida pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Guarapuava, voltou ao funcionamento normal esta semana, após o período de recesso de final de ano.

Entre as delícias comercializadas estão mais algumas novidades além das frutas. A feirante Edy Gumiero, comercializa suas massas caseiras, e trouxe para este ano a massa integral que está tendo uma aceitação grande por parte dos consumidores. “Preparei no alho e óleo e não sobrou nada na travessa. Raparam o tacho”, conta sorridente a dona de casa Evanilda de Lara, moradora do bairro Morro Alto. Edy também inova oferecendo a cerveja caseira que pode ser comprada a R$4, em uma garrafa pet de 2 litros, além de outros tipos de massa como pirogue e lasanhas.

 

Mas o show de delícias não para por aí. Edilze K. dos Santos está sempre procurando trazer novidades para seus clientes. Confeccionando doces caseiros, bolos e tortas, a feirante trouxe para este sábado uma torta Banofe, vendida a R$3 o pedaço. Não precisamos dizer que em pouco tempo se esgotou.

De acordo com o secretário de Agricultura, Itacir Verazzo, a Feira do Produtor une o útil ao agradável, pois o agricultor não tem mais dificuldades de comercialização e o cidadão tem uma alimentação mais saudável, diferenciada e por um preço acessível. “A atual administração está comprometida em manter o pequeno agricultor no campo, oferecendo suporte para que as famílias possam produzir com segurança para vender, além de contribuir com a qualidade de vida do cidadão”, explica.

DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO

Encontramos muitas coisas boas na Feira, é verdade! Mas nada como um bom exemplo vindo de uma menina de 12 anos chamada Vanessa Santos Biauki. Ela faz questão de vir ajudar o pai, Verci Biauki, na feira de sábado, e também nas outras, durante o período de férias. “Eu gosto de vir na Feira. Aprendo a lidar com o povo e fazer conta e estar atenta a tudo que acontece ao meu redor”, conta Vanessa.

Para o pai Verci, que criou as duas filhas mais velhas no mesmo “sistema”, na comunidade de Lajeado Grande, no Km 114, não há motivos para arrependimento e sim para orgulho. “Não tem o que essas meninas não façam. Sabem tirar leite, vacinar gado, até mexer com serra elétrica a do meio sabe. Sempre digo para elas que aprender não ocupa espaço. Sou um pai orgulhoso das filhas que criei e preparei para o mundo”, diz emocionado.

Calendário da Feira do Produtor de Guarapuava:

Terça: Paróquia Sant’Ana, no bairro Santana;

Quarta: Paróquia Divino Espírito Santo, da Vila Bela;

Quinta: Paróquia São João Bosco, da Vila Carli;

Sexta-feira: Espaço Cidadão da Primavera, no bairro Primavera;

Sábado: Escola Municipal Conrado Gonçalves de Oliveira, no bairro Bonsucesso.

Durante a semana a feirinha acontece das 14 às 18h e no sábado das 8 às 13h.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo